quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lição 2 - Como podemos conhecer a Deus? para 27/05/11

Assista este vídeo, antes de estudar a lição: 




Textos Bíblicos - Gênesis 1 e 2:1-3; 2Timóteo 3:16-17; João 14: 8-9
Versículo para memorizar:
Oséias 6:3a - "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor;..."
Objetivo do professor: Que a criança saiba como conhecer a Deus atráves da natureza, da Bíblia e atráves de seu filho Jesus Cristo.
Ensino principal à criança: Deus quer que você conheça a Deus ao contemplar a maravilhosa criação, ao ler a Bíblia, o livro especial de Deus, e através da vida do seu filho, o Senhor Jesus Cristo, quando viveu aqui neste mundo.
Introdução: Paulinho olhou para o céu numa noite estrelada. Ele disse: - Papai, como as estrelas são lindas! Quem colocou as estrelas no céu? E a Lua? Foi Deus não é, papai?
Papai disse a Paulinho: - Sim, meu filho, foi Deus quem colocou as estrelas no céu. Venha aqui bem pertinho do papai. Vamos ver atráves da Biblia mais coisas que Deus colocou neste mundo e são também maravilhosas! Paulinho correu feliz e sentou-se bem pertinho do papai e disse: - Pode começar papai! Papai abriu a Bíblia, no livro de Gênesis , no capitulo primeiro e disse: - Paulinho, você sabe o que significa criar alguma coisa? (Pergunte também as crianças se elas sabem o que significa criar) – Ah papai, acho que é fazer alguma coisa! Papai então disse que iria explicar: - Criar, quer dizer, fazer algo do nada. Só Deus pode criar algo do nada. E Ele é muitíssimo poderoso para criar o universo inteiro, como o nosso, do nada. Deus apenas falou e tudo passou a existir. Vamos ver na Bíblia? ( mostre gravuras, conforme for falando sobre a criação) Deus criou o mundo em seis dias através da palavra, no primeiro dia a luz apareceu no meio da escuridão, no segundo dia o céu, as nuvens e os oceanos vieram a existir, no terceiro dia apareceu a terra seca e as árvores e as plantas começaram a crescer, no quarto dia Deus criou o sol, a lua e as estrelas, no quinto dia criou os pássaros e os peixes e no sexto dia criou os animais e o primeiro homem e mulher. - Que lindo, papai! Deus criou tudo muito maravilhoso, disse Paulinho todo alegre!
Andamento: - Paulinho conheceu a Deus? Como? (Ouça as crianças), depois diga: - Sim, Paulinho conheceu a Deus atráves das coisas que Deus criou e que todos nos podemos ver todos os dias, e o mais maravilhoso é sabermos que Deus fez tudo o que há na natureza para o nosso beneficio. Dê exemplos: (se possível mostre gravuras) a natureza é linda, olhe para o sol, para o mar, para o céu e as estrelas á noite, a beleza das flores coloridas, a beleza dos pássaros, a beleza de tantos animais e também quando você olha para você mesmo. Como Deus nos ama e nos criou perfeito, tudo funciona perfeitamente, foi Ele quem formou seu corpo, e foi Ele que também deu a sua personalidade. Você sabia que todas as pessoas são diferentes? Ninguém é igual. Deus não produz as pessoas em massa. Cada criança é criada de maneira particular e única por Deus. Você sabia que Deus nos criou propositadamente para que tivéssemos o sentimento de que Ele existe e que é o nosso Criador? Esse sentimento nos lembra de Deus e nos faz saber que Ele existe. Os animais não têm esse sentimento; mas você tem, porque Deus criou você assim. Portanto, todas as pessoas sabem lá no fundo do coração que Deus existe. E Deus deu a cada pessoa algo que é chamado de consciência. O que significa? Significa que Deus também deu às pessoas a capacidade de saber o que é certo e o que é errado. Os animais não têm consciência. E quando você faz algo errado, geralmente há uma pequena voz dentro de você que diz que está errada. Essa é a voz da consciência que Deus lhe deu. Olhe para você e veja como Deus te criou de uma maneira especial.
Professor, você pode cantar um cântico que fala sobre a criação: “Quem fez as lindas flores?”, “Deus mandou o sol brilhar...” ou um outro que você conheça.
Depois continue com a lição e diga que também podemos conhecer a Deus através da Bíblia, que é a Palavra de Deus . Durante muitos anos, não havia Bíblia, não havia palavras escritas sobre Deus. Então Deus escolheu um homem para começar a escrever as experiências que as pessoas iam tendo com ele. Sabem quem era este homem? Era Moisés. Deus lhe disse: - Moisés, escreva tudo o que lhe disser e tudo que for acontecendo com as pessoas do povo. Os escritos de Moisés se juntaram com os escritos de outros homens, e juntando tudo temos a Bíblia. Através da Bíblia podemos descobrir muita coisa sobre Deus. Às vezes, você pensa: - Eu gostaria de poder ver Deus – e eu gostaria de ouvi-lo falar. Você pode! Deus falou e nos mostrou claramente como Ele é! De que maneira? Deus nos fala através de sua Palavra, a Bíblia.( mostre sua Bíblia) A Bíblia é uma grande carta de amor para nós. Ela tem 66 livros. Estes livros foram escritos por pessoas diferentes, mas Deus as orientou sobre o que deviam escrever. Portanto, Deus nos fala através da Bíblia. Você não pode ouvir sua voz, mas pode ler suas Palavras. Deus quer que você leia esta maravilhosa carta que Ele nos enviou. Ela ajudará você a entender que o Deus que nos fala através deste livro é real e está vivo. Deus também conta na Bíblia como Ele é, o que Ele fez, e o que Ele quer que você faça. Então toda a informação que você precisa a respeito de Deus e de como Ele é, está aqui neste livro. O que é necessário, então? Que você leia a Palavra de Deus, a Bíblia.( Leia ou peça para uma criança ler: 2Timóteo 3:16-17).Professor, outra opção é pedir para as crianças lerem alguns versículos para descobrir algumas coisas sobre Deus: Exemplos – Gênesis 1:1( Deus criador); Salmo 48:1( Deus grande); Salmo 139:14( que nos formou); Isaías 40:26a(Olhe para a natureza); Isaías 46:9( Único Deus); João 3:16( Seu grande amor por nós); etc...Professor, conforme as crianças forem lendo, pergunte o que a Bíblia mostra sobre Deus e vá anotando na lousa ou cartolina e no final escreva na parte de cima “A Bíblia nos mostra que...”
Clímax: Vimos que podemos conhecer a Deus através das coisas que Ele criou, através da Bíblia e agora vamos ver que podemos conhecer a Deus através do seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Deus queria que as pessoas aqui na terra o vissem e soubessem como Ele é. Mas elas não podiam vê-lo porque Deus é Espírito: Em João 1:18 diz que “Ninguém jamais viu a Deus”. Deus nunca foi visto por alguém. Mas esse versículo diz também que Jesus Cristo, o filho de Deus, mostrou Deus a nós.( mostre uma gravura de Jesus) O que isso significa?
Significa que, Deus filho, Jesus Cristo, veio à Terra, nasceu como um bebê, cresceu, se tornou homem e as pessoas da época o viram. Durante 33 anos as pessoas o viram, falaram com Ele, o ouviram, e o observaram. Deus podia ser visto e as pessoas podiam ver como Deus é.
A Bíblia diz que Jesus Cristo é a imagem do Deus Invisível (Colossenses 1:15). Jesus Cristo quando veio à Terra era a perfeita imagem de Deus Pai. Quando você olha para Ele (como você o vê na Bíblia) você vê como Deus Pai é.
Conclusão: - Deus quer que você conheça a Deus através da natureza e de toda a sua criação, da Bíblia e também através do Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Um dia uma menina chamada Cláudia estava muito triste, pois tinha muitas tarefas da escola para fazer. Ela esteve doente, e as tarefas se acumularam. Cláudia então decidiu orar. Ela disse: - Deus, eu estou nervosa e quero terminar tudo, me ajuda.Quando acabou de orar, ela foi ler o texto bíblico que sua mãe havia separado para ela. Sua mãe sempre fazia isto. Sabem onde ela leu? Em Hebreus 13:6a “ Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo”. Cláudia ficou confiante. Deus falou com Cláudia através da Bíblia e também através da oração. Oração é muito importante para conhecer a Deus, porque é impossível conhecer alguém sem conversar direito com a pessoa. Ao conversar, você pode dizer tudo o que está sentindo, tudo que você quer, tudo que está acontecendo com você, e Deus escutará tudo. Ele também entenderá o que você quer dizer. Se você tiver paciência, Deus falará com você também.Ele já deu a Bíblia como uma maneira de falar com você. Ao ler a Bíblia, escute as palavras como se fosse Deus falando com você. Quando você ora, você certamente lembrará algumas palavras da Bíblia. Deus está falando com você com aquelas palavras. Pouco a pouco você chegará a conhecer a Deus melhor e melhor. Vamos orar: - Senhor Deus, queremos Te agradecer porque sempre pensa em tudo e pensou numa maneira de nós O conhecermos. Em nome de Jesus, amém.
Atividade em classe: - 1) – Brinque de palavras importantes. As crianças se movimentarão ao som de uma música, em volta de cadeiras. Deverá haver cadeira para todas, menos uma. A música tocará o tempo todo, e as crianças se sentarão quando ouvir as palavras : CRIAÇÃO, BÍBLIA, ORAÇÃO e JESUS. O professor deverá falar outras palavras, mas só ao som destas as crianças podem sentar. 2) - Prepare moldes de círculos de cartolina, moldes de setas( uma seta pequena e outra seta maior), e cópias da frase: “Posso orar em qualquer hora”. As crianças deverão fazer relógios de oração da seguinte maneira. Cada criança recorta um círculo e escreve os números de um relógio ao redor do círculo. Cole o papel com a frase “Posso orar em qualquer hora” no relógio. Depois ela recorta as duas setas. Afixe as setas no meio do relógio com um colchete tipo bailarina, de tal forma que as setas possam se mexer. Converse com as crianças sobre os horários em que elas possam falar com Deus em oração.

Versículo para memorizar: - Oséias 6:3a - “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor;...”
Introdução:Coloque um ponto de interrogação na parede e em cima dele a pergunta: “Como podemos  conhecer a Deus?” Peça que uma criança leia a pergunta e depois diga: Trouxe para vocês um presente( mostre uma caixa de sapatos embrulhada como presente. Dentro da caixa, você deverá colocar três presentes menores – pode ser caixa de fósforos ou de remédios. Dentro das caixas de fósforos, você colocará uma gravura da natureza, bem dobradinha, uma da Bíblia e uma gravura de Jesus ). - Pergunte: O que será este presente?( Ouça as crianças, deixando que manuseiem a caixa.) - é um presente recheado de outros presentes que Deus nos dá. Quem quer abrir? Vamos ver? Olhem só: - A natureza! Uma Bíblia! Uma gravura de Jesus! - Sabem que presentes são estes? - São as formas como podemos conhecer a Deus. ( Coloque as gravuras ao redor do ponto de interrogação.) - è possível ver Deus? Como é que você pode saber que Deus existe, se você não pode vê-lo? É uma pergunta difícil, mas hoje vamos pensar sobre estas formas (mostre as gravuras) que temos para conhecer a Deus.
Apresentação do versículo: Ler na Bíblia e depois no visual.
Explicação: Esse versículo é um convite que o Profeta Oséias estava fazendo ao povo daquela época: Conhecer a Deus e prosseguir a sua caminhada o conhecendo cada vez mais.
Aplicação: Deus quer que você o conheça profundamente e isso só é possível se você prosseguir durante toda a sua vida desejando e buscando conhecê-lo cada vez mais.
Memorização: - Escreva em pedaços de cartolina as palavras do versículo e faça um varal . Depois leia uma vez o versículo com as crianças e em seguida vá virando as palavras e peça para eles repetirem, até que todas as palavras do versículo estejam viradas, por último pergunte quem memorizou e peça para repetir o versículo. 

Sugestões de desenhos e atividades: 




3 comentários:

  1. Sou professora de crianças e estou precisando muito de matérias para aulas o que faço

    ResponderExcluir
  2. João capítulo 6 22
    Jesus é o pão da vida
    Tem o plano de aula?

    ResponderExcluir