quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

" A parábola do trigo e do joio" - lição para 13/02/11


Lição 2 - O trigo e o Joio
Mateus 13.24 a 30; 36 a 43

Professor, antes de estudar a lição assista este vídeo, para ajudá-lo a se preparar para o estudo. 

  

Versículo I Pedro 3.11
"Aparta-se do mal, pratique o que é bom , busque a paz e empenhe-se por alcançá-la."

Introdução:   Experiência: Parece mas não é!
Você vai precisar: - 1 batata média; 1 maçã; 1 prato e 1 recipiente com água.
Como fazer: descasque a batata e a maçã, corte em quadrados iguais. misture bem os pedaços da batata e da maçã e coloque no prato. Pergunte:
- Você consegue saber o que é batata e o que é maçã?
É muito difícil separar agora os pedaços de maçã e da batata! Todos tem quase a mesma cor e são muito parecidos.
Depois pegue a maçã e a batata do prato e coloque no recipiente com água. O que aconteceu? Os pedaços de maçã flutuam e os pedaços de batata foram para o fundo.
Agora você consegue separar facilmente os pedaços de batata dos pedaços de maçã.
Os pedaços de batata afundaram porque são mais pesados que a água e os pedaços de maçã flutuam porque são mais leves que a água.
Vamos abrir a nossa Bíblia e vamos ver o que essa experiência tem a ver com o nosso versículo de hoje?
Apresentação: Leia primeiro na Bíblia e depois no seu visual.
Explicação: Nós vimos que quando misturamos a batata e a maçã,  elas pareciam ser a mesma coisa, não é?
Mas na verdade são bem diferentes uma da outra.
A mesma coisa acontece com as pessoas. No mundo há pessoas boas e há pessoas más.
Aprendemos que devemos nos apartar do mal, isto é, ficar afastado. Não devemos ter as mesmas atitudes das pessoas que não amam a Jesus.
Devemos praticar o que é bom, tomar decisões ao lado de Deus, pois Ele nos chamou para fazer a diferença.
Aplicação: você deve sempre estar atento as atitudes das pessoas, diferenciando as atitudes boas das más.
Você deve se esforçar em ser obediente, praticando aquilo que você aprende na palavra de Deus.

Memorização: escreva o versículo na lousa. Leia com as crianças, depois vá apagando algumas palavras e peçam para repetir o versículo, incluindo as palavras que foram apagadas.
Vá apagando mais algumas palavras e eles repetindo, até que todo o versículo seja apagado. Deixe várias crianças repetirem o mesmo, de memória.
Por fim faça todos repetirem uma última vez.

Esboço da lição 2 - O Trigo e o Joio

Base Bíblica: Mateus 13:24 à 30 e 36 à 43
Versículo para memorizar: 1 Pedro 3:11
Ensino principal: Que a criança creia que existe o bem e o mal, que saiba distinguir as atitudes boas das más, e que pratique o bem sendo obediente, ajudando e falando de Jesus aos outros.

Introdução: Há gêmeos que nascem bem parecidos, não é?
Mas são diferentes, sabe porquê?
Não são a mesma pessoa, tem personalidades e temperamentos diferentes.
Só são parecidos por fora, mas por dentro são diferentes.
Na lição de hoje, o Senhor Jesus conta uma parábola que fala de duas coisas que são parecidas, mas na verdade são bem diferentes uma da outra, vamos ver o que é?

Andamento:
-Conte a parábola como Jesus contou para a multidão e os discípulos versículos 24 a 30.
-Depois explique como Jesus fez aos seus discípulos - versículos 36 a 43. Jesus explica sobre o reino dos céus.
Diz que o semeador é Ele (Jesus). O campo é o mundo. O trigo são as pessoas que amam e obedecem a Deus. O joio são as pessoas que odeiam a Deus e fazem maldades.A colheita será quando Jesus voltar. Os anjos vão fazer a colheita. As pessoas que amam a Deus vão para o céu. As pessoas que não amam a Deus irão para o inferno, ou seja, vão ficar sofrendo para sempre.

Aplicação à vida da criança:
Jesus está dizendo que Ele é o único que pode mudar a minha vida e a sua. É Ele quem semeia a palavra nos corações e que, quando você o recebe como Salvador, você se torna filho de Deus.
Se você já recebeu Jesus como seu Salvador, Deus quer que você creia que existe o bem e  o mal,  que Ele o ama e o quer sempre ao seu lado. Que você saiba distinguir as atitudes  boas das más, como por exemplo: não fazendo as mesmas coisas que as pessoas que não amam a Deus fazem. Pode ser que algum amiguinho queira te levar a fazer coisas más, tais como: brigar, falar palavrão, fazer pequenos roubos, etc...
Deus quer que você seja obediente praticando a Palavra de Deus, falando do amor de Jesus às pessoas.

Clímax: O trigo e o joio parecem iguais, mas quando  colhido o trigo tem muita utilidade; inclusive para fazer pão, bolo, massas e muitas outras coisas. O joio não serve para nada, é uma semente oca e deve ser queimada.

Conclusão: Jesus disse que um dia irá voltar para separar o trigo do joio. O trigo será colhido e levado para o céu, e o joio será queimado, irá para o inferno. O bem e o mal estão juntos, misturados no mundo. Na colheita final, eu quero fazer parte do campo de Deus! E você?

Oração:  Senhor Deus, protege-nos da influência das pessoas más e ajuda-nos a sermos pessoas boas, que amam e servem o Senhor. Em nome de Jesus, Amém.

Faça apelo dando oportunidade para as crianças que ainda não receberam Jesus como Salvador.

Atividades em classe:
Separando grãos: - leve 1 pacote de grãos misturados e peça às crianças para separarem em montes de acordo com o tipo do grão (você pode misturar milho, feijão, grão de bico, soja, canjica, arroz, etc...)
Depois que elas separarem pergunte: foi fácil separar os grãos?
Assim como vocês separaram certinho os grãos, Deus também conhece o trigo e o joio e vai separar o trigo do joio (as pessoas que amam a Deus das pessoas que não amam).
O joio será queimado.
O trigo será recolhido ao reino dos céus.

Ao professor:
Aprendemos na parábola, do trigo e o joio, que em uma plantação há dois tipos de planta que crescem juntas e são, num primeiro momento, muito parecidas.
Só quando o trigo forma espigas, é possível distingui-lo do joio.
Assim também, muitas pessoas parecem pertencer ao reino de Jesus. Podem ser até pessoas boas, honestas, corretas, boas donas de casa, bons chefes de família, bons filhos...enfim, a tendência é pensarmos que tais pessoas pertencem ao reino de Deus.
Mas não é isso que a Bíblia ensina.
Para pertencer ao Reino de Deus é preciso nascer da boa semente... é preciso receber Jesus! Aceitar seu senhorio. Assim, você será "plantado" no reino de Jesus.
Jesus afirma na parábola que haverá um dia de colheita quando o Senhor permitirá que o joio seja separado do trigo. Antes disso, eles crescerão juntos normalmente.
Neste mundo em que vivemos, há trigo e joio convivendo simultaneamente e pacificamente. Mas haverá um dia em que Deus julgará todas as coisas.
Ninguém sabe o dia nem a hora em que acontecerá a colheita. Pode ser hoje, amanhã, daqui alguns meses, anos...não sabemos, mas as evidências da Palavra nos mostram que esse dia está próximo.
Por isso, não perca tempo!
Ministre nas vidas dos pequeninos para que haja salvação. Lembre-se: a igreja (você) existe para ganhar vidas e levá-las a um crescimento genuíno.
Ore, clame, se esforce, dê o seu melhor!
Creia sempre que Jesus, o nosso Salvador, nosso Deus, nosso Senhor irá nos moldar, equipar e ensinar. Deixe que Ele faça de você o melhor professor, a pessoa que pode ser alguém por meio de quem Ele pode produzir fruto eterno na vida das crianças.



Sugestão de ilustrações, desenhos e atividades ( Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.)












 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"A parábola do semeador" - lição para 06/02/11

Graça e paz, professores da Semente Ágape de todas as Igrejas!!!! 

Uma primeira palavra..........

Começamos 2011 com muita alegria, força e esperança que o Senhor fará grandes maravilhas em nosso meio, que Ele trará mais crianças para ouvirem falar do seu amor e que seremos muito abençoados, pois fazendo para Ele o nosso trabalho não será em vão.
Como estamos começando este blog com o objetivo de facilitar o trabalho dos líderes e professores da Semente Ágape, tornando-o uma maneira eficiente e rápida de nos comunicarmos, entendemos que ele será importante para todos àqueles irmãos que tem o desejo de aprimorar o seu trabalho, fazendo o melhor para o Senhor. 
Por isso, a sua comunicação conosco é muito importante. Você poderá se tornar um seguidor do blog, e poderá receber em seu e-mail as atualizações que serão feitas semanalmente. Também temos o e-mail sementeagape@gmail.com para você se corresponder conosco, com novas idéias, sugestões e até mesmo dúvidas.  
Procuraremos postar com antecedência tanto o esboço das  lições para que facilite o seu estudo, como também as atividades e desenhos para os alunos, o versículo chave, vídeos relacionados ao tema, dentre outras sugestões. 
Escolhemos para este início de ano estudar as Parábolas de Jesus. Serão 13 lições baseadas nos escritos dos evangelhos. Ao contá-las Jesus tinha  vários objetivos, dentre eles provocar mudanças de atitude no pensar, sentir e agir das pessoas.
Professor, então..... mãos à obra para o estudo da primeira parábola: “O Semeador”.
Um abraço do Ministério Semente Ágape 
Igreja Batista Ágape de Campinas

Sugestão de vídeo:


Sugestão de programação do culto:
Lição 1 - O semeador
Grande grupo - das 19 às 20h30
- Início: oração
- Palavra introdutória e de boas vindas
- Louvores
- Abertura das arcas de ofertas e oração
- Oração intercessória
- Boas vindas aos visitantes (cântico)
- Aniversariantes (cântico e lembrancinha)
- Teatro
- Lanche
Pequenos grupos - das 20h30 às 21h15 (ou até término do culto)
Separação por grupos por faixa etária, sendo: 3 e 4 anos, 5 e 6 anos, 7 e 8 anos, 9 e 10 anos e 11 e 12 anos.

- História Bíblica: apelo
- Desafio
- Atividades: aplicação prática.

Versículo para memorizar: Tiago 1:22 - " Tornai-vos praticantes da palavra e não somente ouvintes". 

Introdução: - ilustração
Material: 3 copos com água. Três comprimidos efervescentes ( envelope individual tipo sonrisal). Coloque os três copos sobre a mesa. Pegue os três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. Peça a atenção às crianças e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água. Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada. Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água. Pergunte às crianças: 
Qual dos três comprimidos mais copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse? 
Com qual dos três exemplos se parece a minha relação com Deus? 

Apresentação: ler na bíblia e no visual.

Explicação: Tornai-vos significa mudar, fazer novamente, vir a ser, transformar, ser diferente do que era. 

- Praticantes da palavra significa obedecer o que está na palavra, viver e nao somente ouvintes, porque não podemos ter comunhão com Deus sem dar frutos. Como por exemplo, ajudar as pessoas, fazer o bem, ser amigo de todos.

Aplicação: Para que a palavra de Deus faça efeito em nossas vidas é preciso praticá-la e não somente ouvir. 

Memorização: repita pelo menos 7 vezes o versículo.
1) Você diz o verso, as crianças repetem.
2) Você pode dizer alguma característica, por exemplo: quem está de vermelho, ou azul, rosa.... ou os meninos, as meninas....


Esboço da lição:
Textos: Mateus 13: 1 a 23; Marcos 4: 1 a 20, Lucas 8: 4 as 15.

Objetivo do professor: que a criança ouça o que está na palavra de Deus, mas também que obedeça, isto é, pratique para obter resultados. 


Ensino principal à criança: que você ouça e obedeça o que está na palavra de Deus, como por exemplo, obedeça sempre aos seus pais, faça o bem ( dê exemplos), ajude as pessoas (dê exemplos).


Versículo para memorizar: Tiago 1:22. 


Introdução: direto na história. Você pode usar: vasos - com pedregulhos, planta seca, espinhos, planta verde, saco de sementes e pássaros. Ou fazer um cenário: com caminho, pássaros, um pouco de pedrinhas, galhinhos secos, terra e sementes. 


Andamento:
- Conte a história como Jesus contou para a multidão e os discípulos: Mateus 13: 3 a 9. 
- Os discípulos interrogam Jesus: Mateus 13:10. 
- Jesus explica a parábola ( Jesus ama a você e a mim, ele quer te ensinar através desta parábola que você tem que ouvir mas também praticar a palavra de Deus). 
-Jesus explica a primeira semente: são aqueles que não querem entender, rejeitam, não deixam entrar no coração. Mateus 13:19 ( ex: eu já sou feliz, não preciso de um salvador). 
- A segunda semente: são aqueles que ouvem, mas logo desviam, não querem compromisso com Deus. Mateus 13:20 e 21 ( ex: ouço a palavra, fico feliz, mas logo me esqueço). 
- A terceira semente: são aqueles que ouvem, mas os prazeres do mundo sufocam a palavra de Deus nos corações e não dão frutos. Mateus 13: 22 ( ex: ouço a palavra que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira, não resisto e minto). 
- A quarta semente: são as pessoas que ouvem e obedecem a palavra de Deus. Como por exemplo: obedecendo aos pais, ajudando as pessoas, fazendo o bem, isto é, dar bons frutos. Mateus 13:23.

Clímax: Jesus queria ensinar que a semente é a palavra de Deus, a boa terra é o coração pronto para receber a palavra de Deus.

Conclusão: nesta boa terra, a semente germina e produz bom fruto.

Apelo: faça apelo à criança que ainda não é salva para que tenha a oportunidade de receber o Senhor Jesus como Salvador. 

Desafio: desafie a criança salva a ler a Bíblia e depois praticar, sendo obediente ao que está escrito. Incentive a criança a plantar em um vaso alguma semente e depois cuidar ( Não se esqueça de perguntar nas próximas semanas como a planta está sendo cuidada. Compare o desenvolvimento através da palavra de Deus). 

Sugestões de atividades em classe: 

1) Leve potinhos, algodão e sementes de feijão para que a criança coloque algodão, água e sementes de feijão, e ao longo das semanas que ela acompanhe os resultados. 
2) Desenhe uma árvore para cada criança, deixe que ela pinte e cole bolinhas de papel crepom vermelho representando os frutos pela obediência à palavra de Deus (reforce o ensino dado à criança). 
3) Use palito de sorvete e façam um coração para cada criança, escreva o versículo para que a criança leve para casa. 

Estudo para o professor:
Lição 1: O Semeador
Referências bíblicas: Mateus 13: 1 a 23; Marcos 4: 1 a 20; Lucas 8: 4 à 15.
Jesus contou frequentemente, por meio de parábolas, histórias sobre os acontecimentos do dia-a-dia que ele usava para ilustrar verdades espirituais. Considerava a parábola como um método de ensino importante.
Jesus salientou em Marcos 4:13 sobre a importância de entender a parábola do semeador sendo fundamental para o entendimento das outras parábolas.
Vamos meditar cuidadosamente nesta história.
Ela fala de um lavrador que lançou sementes em vários lugares com diferentes resultados, dependendo do tipo de solo.
Consideramos o semeador, a semente e o solo.
O semeador (o professor), a semente (Palavra de Deus) e o solo (o coração da criança).
O professor tem como objetivo ensinar a Palavra de Deus às crianças, e quanto mais ela for plantada, maior será a colheita.
O semeador planta a semente no solo, mas há solos diferentes, porém deve ser plantada independentemente do tipo de solo.
Vamos analisar os diferentes tipos de solo que a semente caiu:
1) Solo de beira de estrada, duro, impermeável. É a pessoa que ouve, mas rejeita, não quer entender, não deixa penetrar no coração.
2) Solo pedregoso (rochoso), onde as raízes das plantas nunca se aprofundam. É a pessoa que recebe a palavra de forma superficial, sem o verdadeiro arrependimento, não quer compromisso com Deus, logo desvia, não se converte de verdade.
3) Solo com espinhos, ervas daninhas, onde nenhum fruto é produzido. É a pessoa que não quer se desligar de algo pecaminoso, procura sucesso, pessoas, riquezas que impedem a busca do reino de Deus. A vida cristã não consegue brotar, é sufocada pelas raízes do mundo.
4) Solo bom, fértil, onde produz fruto. É a pessoa que realmente nasceu de novo, prova que tem uma vida com Deus. A palavra é recebida, entendida e obedecida. Onde os aspectos do fruto do Espírito são manifestados na sua vida diária.
A conclusão desta parábola é deixada para cada um escrever: pela fé cremos que cada criança é um solo fértil, onde produzirá muitos frutos ao longo de sua vida. E você? Que espécie de solo você é?

Sugestões de ilustrações, desenhos e atividades: ( Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.)