quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"A parábola do semeador" - lição para 06/02/11

Graça e paz, professores da Semente Ágape de todas as Igrejas!!!! 

Uma primeira palavra..........

Começamos 2011 com muita alegria, força e esperança que o Senhor fará grandes maravilhas em nosso meio, que Ele trará mais crianças para ouvirem falar do seu amor e que seremos muito abençoados, pois fazendo para Ele o nosso trabalho não será em vão.
Como estamos começando este blog com o objetivo de facilitar o trabalho dos líderes e professores da Semente Ágape, tornando-o uma maneira eficiente e rápida de nos comunicarmos, entendemos que ele será importante para todos àqueles irmãos que tem o desejo de aprimorar o seu trabalho, fazendo o melhor para o Senhor. 
Por isso, a sua comunicação conosco é muito importante. Você poderá se tornar um seguidor do blog, e poderá receber em seu e-mail as atualizações que serão feitas semanalmente. Também temos o e-mail sementeagape@gmail.com para você se corresponder conosco, com novas idéias, sugestões e até mesmo dúvidas.  
Procuraremos postar com antecedência tanto o esboço das  lições para que facilite o seu estudo, como também as atividades e desenhos para os alunos, o versículo chave, vídeos relacionados ao tema, dentre outras sugestões. 
Escolhemos para este início de ano estudar as Parábolas de Jesus. Serão 13 lições baseadas nos escritos dos evangelhos. Ao contá-las Jesus tinha  vários objetivos, dentre eles provocar mudanças de atitude no pensar, sentir e agir das pessoas.
Professor, então..... mãos à obra para o estudo da primeira parábola: “O Semeador”.
Um abraço do Ministério Semente Ágape 
Igreja Batista Ágape de Campinas

Sugestão de vídeo:


Sugestão de programação do culto:
Lição 1 - O semeador
Grande grupo - das 19 às 20h30
- Início: oração
- Palavra introdutória e de boas vindas
- Louvores
- Abertura das arcas de ofertas e oração
- Oração intercessória
- Boas vindas aos visitantes (cântico)
- Aniversariantes (cântico e lembrancinha)
- Teatro
- Lanche
Pequenos grupos - das 20h30 às 21h15 (ou até término do culto)
Separação por grupos por faixa etária, sendo: 3 e 4 anos, 5 e 6 anos, 7 e 8 anos, 9 e 10 anos e 11 e 12 anos.

- História Bíblica: apelo
- Desafio
- Atividades: aplicação prática.

Versículo para memorizar: Tiago 1:22 - " Tornai-vos praticantes da palavra e não somente ouvintes". 

Introdução: - ilustração
Material: 3 copos com água. Três comprimidos efervescentes ( envelope individual tipo sonrisal). Coloque os três copos sobre a mesa. Pegue os três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. Peça a atenção às crianças e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água. Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada. Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água. Pergunte às crianças: 
Qual dos três comprimidos mais copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse? 
Com qual dos três exemplos se parece a minha relação com Deus? 

Apresentação: ler na bíblia e no visual.

Explicação: Tornai-vos significa mudar, fazer novamente, vir a ser, transformar, ser diferente do que era. 

- Praticantes da palavra significa obedecer o que está na palavra, viver e nao somente ouvintes, porque não podemos ter comunhão com Deus sem dar frutos. Como por exemplo, ajudar as pessoas, fazer o bem, ser amigo de todos.

Aplicação: Para que a palavra de Deus faça efeito em nossas vidas é preciso praticá-la e não somente ouvir. 

Memorização: repita pelo menos 7 vezes o versículo.
1) Você diz o verso, as crianças repetem.
2) Você pode dizer alguma característica, por exemplo: quem está de vermelho, ou azul, rosa.... ou os meninos, as meninas....


Esboço da lição:
Textos: Mateus 13: 1 a 23; Marcos 4: 1 a 20, Lucas 8: 4 as 15.

Objetivo do professor: que a criança ouça o que está na palavra de Deus, mas também que obedeça, isto é, pratique para obter resultados. 


Ensino principal à criança: que você ouça e obedeça o que está na palavra de Deus, como por exemplo, obedeça sempre aos seus pais, faça o bem ( dê exemplos), ajude as pessoas (dê exemplos).


Versículo para memorizar: Tiago 1:22. 


Introdução: direto na história. Você pode usar: vasos - com pedregulhos, planta seca, espinhos, planta verde, saco de sementes e pássaros. Ou fazer um cenário: com caminho, pássaros, um pouco de pedrinhas, galhinhos secos, terra e sementes. 


Andamento:
- Conte a história como Jesus contou para a multidão e os discípulos: Mateus 13: 3 a 9. 
- Os discípulos interrogam Jesus: Mateus 13:10. 
- Jesus explica a parábola ( Jesus ama a você e a mim, ele quer te ensinar através desta parábola que você tem que ouvir mas também praticar a palavra de Deus). 
-Jesus explica a primeira semente: são aqueles que não querem entender, rejeitam, não deixam entrar no coração. Mateus 13:19 ( ex: eu já sou feliz, não preciso de um salvador). 
- A segunda semente: são aqueles que ouvem, mas logo desviam, não querem compromisso com Deus. Mateus 13:20 e 21 ( ex: ouço a palavra, fico feliz, mas logo me esqueço). 
- A terceira semente: são aqueles que ouvem, mas os prazeres do mundo sufocam a palavra de Deus nos corações e não dão frutos. Mateus 13: 22 ( ex: ouço a palavra que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira, não resisto e minto). 
- A quarta semente: são as pessoas que ouvem e obedecem a palavra de Deus. Como por exemplo: obedecendo aos pais, ajudando as pessoas, fazendo o bem, isto é, dar bons frutos. Mateus 13:23.

Clímax: Jesus queria ensinar que a semente é a palavra de Deus, a boa terra é o coração pronto para receber a palavra de Deus.

Conclusão: nesta boa terra, a semente germina e produz bom fruto.

Apelo: faça apelo à criança que ainda não é salva para que tenha a oportunidade de receber o Senhor Jesus como Salvador. 

Desafio: desafie a criança salva a ler a Bíblia e depois praticar, sendo obediente ao que está escrito. Incentive a criança a plantar em um vaso alguma semente e depois cuidar ( Não se esqueça de perguntar nas próximas semanas como a planta está sendo cuidada. Compare o desenvolvimento através da palavra de Deus). 

Sugestões de atividades em classe: 

1) Leve potinhos, algodão e sementes de feijão para que a criança coloque algodão, água e sementes de feijão, e ao longo das semanas que ela acompanhe os resultados. 
2) Desenhe uma árvore para cada criança, deixe que ela pinte e cole bolinhas de papel crepom vermelho representando os frutos pela obediência à palavra de Deus (reforce o ensino dado à criança). 
3) Use palito de sorvete e façam um coração para cada criança, escreva o versículo para que a criança leve para casa. 

Estudo para o professor:
Lição 1: O Semeador
Referências bíblicas: Mateus 13: 1 a 23; Marcos 4: 1 a 20; Lucas 8: 4 à 15.
Jesus contou frequentemente, por meio de parábolas, histórias sobre os acontecimentos do dia-a-dia que ele usava para ilustrar verdades espirituais. Considerava a parábola como um método de ensino importante.
Jesus salientou em Marcos 4:13 sobre a importância de entender a parábola do semeador sendo fundamental para o entendimento das outras parábolas.
Vamos meditar cuidadosamente nesta história.
Ela fala de um lavrador que lançou sementes em vários lugares com diferentes resultados, dependendo do tipo de solo.
Consideramos o semeador, a semente e o solo.
O semeador (o professor), a semente (Palavra de Deus) e o solo (o coração da criança).
O professor tem como objetivo ensinar a Palavra de Deus às crianças, e quanto mais ela for plantada, maior será a colheita.
O semeador planta a semente no solo, mas há solos diferentes, porém deve ser plantada independentemente do tipo de solo.
Vamos analisar os diferentes tipos de solo que a semente caiu:
1) Solo de beira de estrada, duro, impermeável. É a pessoa que ouve, mas rejeita, não quer entender, não deixa penetrar no coração.
2) Solo pedregoso (rochoso), onde as raízes das plantas nunca se aprofundam. É a pessoa que recebe a palavra de forma superficial, sem o verdadeiro arrependimento, não quer compromisso com Deus, logo desvia, não se converte de verdade.
3) Solo com espinhos, ervas daninhas, onde nenhum fruto é produzido. É a pessoa que não quer se desligar de algo pecaminoso, procura sucesso, pessoas, riquezas que impedem a busca do reino de Deus. A vida cristã não consegue brotar, é sufocada pelas raízes do mundo.
4) Solo bom, fértil, onde produz fruto. É a pessoa que realmente nasceu de novo, prova que tem uma vida com Deus. A palavra é recebida, entendida e obedecida. Onde os aspectos do fruto do Espírito são manifestados na sua vida diária.
A conclusão desta parábola é deixada para cada um escrever: pela fé cremos que cada criança é um solo fértil, onde produzirá muitos frutos ao longo de sua vida. E você? Que espécie de solo você é?

Sugestões de ilustrações, desenhos e atividades: ( Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.)










Um comentário:

  1. Graça e paz amados!
    Que o Senhor continue a usar poderosamente a vida de vocês em favor desse ministério e que o Reino de Deus seja proclamado aos quatro cantos através de nossas vidas. Parabéns por esse lindo trabalho. Que Deus os abençoe e os capacite a cada dia.

    ResponderExcluir