sábado, 23 de abril de 2011

Parábola da viúva e o juiz iniquo - lição para 24/04/11





Lição 12 – A viúva e o Juiz – Base Bíblica Lucas 18: 1 a 8

Versículo para memorizar: 
Mateus 7: 7a e b – "Peçam e vocês receberão, procurem e vocês acharão".

Objetivo do Professor: Que a criança ore sem desanimar, sempre com fé, confiando que Deus atende as suas orações.
Ensino principal à criança: Deus quer que você seja persistente nas suas orações, sem  desanimar, mas confiando  que ele ouve e atende as suas orações.

Introdução: Testemunho – Aconteceu no bairro de Vila Maria em São Paulo: Darci trabalhava com salgados, bolos e doces,  certo dia recebeu uma encomenda de um homem que organizava festas, era uma encomenda muito grande, mas depois que foram entregues os kits para a festa, o homem disse:  -Pagarei  somente quando puder.
Darci em silêncio, não respondeu nada ao homem. Mas ao chegar em casa fechou a porta de seu quarto e orou a Deus da seguinte forma: - Senhor, tu és a minha esperança, a minha justiça , coloco em tuas mãos esta causa, pois tu és o justo juiz e fará conforme te apraz. Se possível , envie anjos para que façam essa cobrança para mim.
E em uma tarde em sua casa, o homem toca a campainha assustado com o dinheiro para quitar a dívida com a Darci, e disse: - Oh Dona Darci, calma né, eu ia pagar, mas você pega e me manda dois seguranças pra me cobrar. Homens altos e com grande autoridade, fiquei com medo e vim quitar logo essa dívida.
E você o que faz quando tem um problema muito sério para ser resolvido e percebe que sozinho não conseguiria encontrar uma solução? Talvez hoje mesmo você tenha um problema assim!

Andamento: Jesus contou uma parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar.Vamos ouvir essa parábola?
Em uma certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém. (Esse juiz era egoísta, não amava a Deus e nem se preocupava com as pessoas, cuidava apenas de si mesmo). Nesta cidade também morava uma viúva (as viúvas tinham um lugar de destaque na Bíblia. Na época de Jesus, eram até certo ponto desprezadas, dependia de seus filhos ou de caridades.Uma viúva sem filhos era destinada, na maioria das vezes a pedir esmolas e a viver na miséria. Eram pobres e portanto não tinham alguém para protegê-las ). Essa viúva sempre procurava aquele juiz para pedir justiça, dizendo: - Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu inimigo!( Não foi revelado a sua causa urgente. Ela fora injustiçada e buscava apenas justiça na questão com o seu adversário.)
Durante muito tempo o juiz não quis julgar o caso da viúva, (Não sabemos quanto tempo essa viúva  ia procurar esse juiz para defender sua causa, mas certamente foram muitas vezes, ou até muitos meses ou até anos , mas sabemos que era persistente, não desistia.
Deus quer que você também não desista, mas seja persistente na oração, tendo fé, sem nunca desanimar, crendo que Deus ouve e atende as suas orações), como por exemplo: talvez seja uma doença, passando por necessidades financeiras, dificuldades na escola, brigas entre seus pais, etc.(dê exemplos de acordo com  a realidade dos seus alunos).

Clímax: O juiz, depois de muito tempo, pensou assim: - É verdade que eu não temo a Deus e também não respeito ninguém. Porém, como esta viúva continua me aborrecendo, vou dar a sentença a favor dela. Se eu não fizer isso, ela não vai parar de vir me importunar.
Julgou o caso e a viúva o deixou em paz.

Conclusão: O Senhor Jesus continuou ensinando os discípulos dizendo: - Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. É certo que Deus, que é o justo juiz, vai atender às pessoas que pedem ajuda a Ele.
Por isso, ore sempre e nunca desista!

Ensino à criança: De maneira nenhuma Jesus quis assemelhar Deus com esse juiz. O caráter de Deus é completamente diferente: Deus é perfeitamente justo, Deus é bom, é misericordioso, é fiel, é poderoso...
Por isso Ele é a melhor pessoa a quem devemos recorrer quando precisamos de ajuda. Jesus nos ensina através desta parábola que eu e você devemos orar sempre, e nunca desanimar! Até que Deus responda as nossas orações.
Jesus nos ensina também que precisamos aprender a aceitar as respostas de Deus, mesmo quando elas não condizem com a nossa vontade.
Outra verdade é que o tempo de Deus não é o nosso tempo. O que parece demorado, pode ter um propósito maior que não entendemos no momento. Também NÃO é resposta de oração. Deus é Deus! Ele é soberano! A nossa oração pode movê-lo em nosso favor, mas Ele é Pai! Sabe o que é melhor para nós, e sabe dizer NÃO quando isso é melhor! 

Oração: Querido Deus, obrigado por ouvirdes e atenderes as nossas orações. Pedimos que nos ajudes a permanecermos firmes na fé. Em nome de Jesus, amém.
Faça apelo dando oportunidade a criança que ainda não tem Jesus como salvador.

Atividade em classe: Faça um semáforo e compare com as respostas que Deus dá para as nossas orações: Verde(atende prontamente), Amarelo(espere), Vermelho( não). Dê exemplos de personagens da Bíblia ou alguns testemunhos seus ou conhecidos, por exemplo: - George Muller orou por cinqüenta anos pela conversão de seu amigo, até que ele se converteu.

Memorização do versículo: Mateus 7:7a e b – "Peçam e vocês receberão, procurem e vocês acharão".

Introdução: 

História: O tapetinho vermelho
Uma pobre mulher morava em uma humilde casa com sua neta, que estava muito doente.Como não tinha dinheiro para levá-la a um médico e, vendo que, apesar de seus muitos cuidados, a pobre menina piorava a cada dia, com muita dor no coração, resolveu deixá-la sozinha e ir à pé até a cidade mais próxima, em busca de ajuda.   
No único hospital público da região, foi-lhe dito que os médicos não poderiam se deslocar até sua casa; ela teria que trazer a menina para ser examinada. Desesperada, por saber que sua neta não conseguiria sequer levantar-se da cama, ao passar em frente a uma igreja resolveu entrar. Algumas senhoras estavam ajoelhadas fazendo suas orações.                                           
Ela também se ajoelhou. Ouviu as orações daquelas mulheres e quando teve oportunidade, também levantou sua voz e disse:"Olá, Deus, sou eu, a Maria. Olha, a minha neta está muito doente. Eu gostaria que o Senhor fosse lá curá-la. Por favor. Anote aí, Deus, o endereço."
As demais senhoras estranharam o jeito daquela oração, mas continuaram ouvindo.É muito fácil, é só o Senhor seguir o caminho das pedras e, quando passar o rio com a ponte, o Senhor entra na segunda estradinha de barro. Passa a vendinha. A minha casa é o último barraquinho daquela ruazinha.       As senhoras que tudo acompanhavam esforçavam-se para não rir. Ela continuou: "Olha Deus, a porta tá trancada, mas a chave fica embaixo do tapetinho vermelho na entrada. Por favor, Senhor, cure a minha netinha. Obrigado." E quando todas achavam que já tinha acabado, ela complementou: "Ah! Senhor, por favor, não se esqueça de colocar a chave de novo embaixo do tapetinho vermelho, senão eu não consigo entrar em casa. Muito obrigado, obrigado mesmo."       
Depois que a Dona Maria foi embora, as demais senhoras soltaram o riso e ficaram comentando como é triste descobrir que as pessoas não sabem nem orar. Dona Maria, ao chegar em casa não pode se conter de tanta alegria, ao 
ver a menina sentada no chão, brincando com suas bonecas.     
"Menina, você já está de pé?"
E a menina, olhando carinhosamente para a avó, disse: "Um médico esteve aqui, vovó. Deu-me um beijo na testa e disse que eu ia ficar boa. E eu fiquei boa. Ela era tão bonito, vó! Sua roupa era tão branquinha que parecia até que brilhava. Ah! ele mandou lhe dizer que foi fácil achar a nossa casa e que ele ia deixar a chave debaixo do tapetinho vermelho, do jeitinho que você pediu."

Vamos abrir a Bíblia e meditar no versículo de Hoje: Ler bíblia e depois no visual.

Explicação do versículo: Quem está dizendo este versículo é o próprio Jesus e Ele está falando que temos que pedir em oração, falando para Deus e crendo, Ele diz que receberemos. E também Ele diz que não devemos desistir, procurar até encontrar, isto é orar e nunca desanimar até acharmos ou encontrarmos a resposta.

Aplicação: Deus quer que você fale para Ele em oração aquilo que está precisando e  nunca desanime, mas sempre confie na resposta, porque Deus te ama e quer sempre o melhor para você.

Memorização: Repita o versículo até memorizar: Alto e baixo – Divida em dois grupos as crianças, o primeiro grupo fala a primeira parte bem alto e o segundo grupo a segunda parte bem baixo. Depois troque e assim por diante até memorizar. Para finalizar peça para falarem todos juntos, uma vez alto e outra vez baixo.

Nota ao professor: Mateus 21:22 – Jesus diz, se você crer verdadeiramente, estará desejoso de esperar e aguardar uma resposta de Deus. E não vai lhe importar quanto tempo levará. Você se agarrará à fé, crendo que Ele responderá! Salmo 34: 10 diz: "Aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará. Marcos 11:20 a 26 diz: "Vá para o teu lugar secreto com regularidade e busque-o de todo o seu coração". Eis a resposta que você deve dar para restaurar um casamento, a favor de membros da família não salvos, para toda a necessidade de sua vida. As respostas dEle podem não vir da noite para o dia. Contudo, Deus fará a obra no tempo dEle e da maneira dEle. A parte que cabe a você é confiar que ele é fiel em responder – porque VOCÊ é Seu filho amado.

sábado, 16 de abril de 2011

"A parábola do rico e Lázaro" - lição para 17/04/11

Assista o vídeo acima antes de estudar a lição.

   
Lição Bíblica: 
Lição 11 - O Rico e Lázaro - Base Bíblica - Lucas 16: 19-31
Versículo para memorizar: 
2 Coríntios 9: 7b"...pois Deus ama quem dá com alegria".
Objetivo do professor: Que a criança saiba que Deus pode ajudá-la a vencer o egoísmo.
Ensino principal à criança: Deus quer que você criança saíia que tudo o que temos foi Deus quem nos deu e Ele quer que repartamos com os outros.
Introdução: - Pergunte: Você já pensou alguma vez: - Eu sou mais velho e mereço o pedaço de bolo maior. - Eu não quero que ninguém encoste na minha bicicleta, porque podem quebrá-la. - Eu jogo com você, mas vou escolher o que vamos jogar. - Eu não vejo porque preciso trabalhar ajudando aqui em casa. - A bola é minha, então vamos jogar como eu quero, ou não tem jogo. ( Dê mais exemplos conforme o perfil da sua classe) Depois diga: Quando temos essas atitudes estamos sendo egoístas. Mas o que é ser egoísta? Ser egoísta é esquecer os outros e pensar só em si mesmo.
Vamos saber mais sobre este assunto na lição bíblica que vamos estudar hoje. É mais uma parábola que Jesus contou para ensinar uma verdade que temos que obedecer! Esse ensinamento surgiu porque os fariseus zombavam de Jesus (Lucas 16:14). Porque amavam mais o dinheiro e os prazeres que a riqueza podia comprar. Vamos ouvir a história?
Andamento: Havia um homem rico que vestia roupas muito caras e todos os dias dava uma grande festa. Havia também um homem pobre, chamado Lázaro, que tinha o corpo coberto de feridas, e que costumava  largar perto da casa do rico. Lázaro ficava ali, procurando matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do homem rico. E até os cachorros vinham lamber suas feridas.( Explique as crianças que o homem rico vivia uma vida luxuosa e cuidava de si mesmo , sem se importar com o homem pobre e doente que ficava na sua porta pedindo esmolas). Deus quer que você se lembre sempre que foi Deus que te deu todas as coisas e Ele quer que você reparta com os outros. Mas não era essa a atitude deste homem rico, ele era egoísta e só pensava em sí mesmo!
Um dia Lázaro morreu e foi levado pelos anjos para o céu. Lá encontrou Abraão e havia uma linda festa. (Explique que Lázaro não foi para o céu porque ele era pobre e sofria muito com a doença, e sim porque ele havia servido ao Senhor, dependia da provisão de Deus para o seu sustento, mesmo sendo as migalhas que lhe traziam para ele certamente tinha um coração grato a Deus e aprendeu a estar contente em qualquer situação). Jesus é o nosso exemplo, pois estava sempre pensando nos outros. Ele ensinou quando estava cansado, alimentou a multidão, Quando Ele mesmo estava com fome; Jesus foi a lugares onde os outros queriam que Ele fosse. Se você já tem Jesus como seu salvador, sua atitude deve ser como a Dele, de ser generoso e repartir o que tem com os outros.E foi assim com Lázaro que morreu e foi levado para o céu.O rico também morreu e foi sepultado. ( Explique que como era um homem rico , seu sepultamento deve ter sido de acordo com o que o dinheiro pode pagar, com muito luxo, mas depois que morre de nada vale toda a riqueza deste mundo). A sua alma estava solitária, não apareceu nenhum anjo para acompanhál-lo, foi direto para o inferno, a fim de ali suportar o tormento (Lucas 16: 23). Estava sofrendo muito. Podia ver lá longe Abraão e Lázaro ao seu lado. E gritou:
- Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo!
Mas Abraão respondeu:
Meu filho, você recebeu coisas boas na sua vida, porém nunca ajudou a Lázaro que sofria muito. Agora ele está bem e você está sofrendo. Além disso, não podemos chegar até aí e nem vocês podem vir para cá. Diga: Às vezes somos tão egoístas quanto foi esse homem rico. Pensamos que, como filhos de Deus, podemos pedir-lhe qualquer coisa que Ele nos dará. Porém, a Biblía ensina que não recebemos o que pedimos em oração, quando oramos egoisticamente . - Tiago 4:3 diz: - “E, quando pedem , não recebem...Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.” Quando você espera que Deus faça alguma coisa e Ele não faz, talvez você se sinta abandonado por Ele. Foi assim que se sentiu o homem rico, mas depois de morrermos não adianta mais querermos mudar de vida. - O rico disse: -” Nesse caso, Pai Abraão, peço que mande Lázaro até a casa do meu pai porque eu tenho cinco irmãos. Deixe que ele vá e os avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento.” Mas Abraão respondeu: - Os seus irmãos conhecem as leis de Deus. Que eles a obedeçam!
A Bíblia nos ensina que não devemos nos prender ás riquezas materiais, mas sim buscar a Deus todos os dias, ouvindo os seus ensinamentos. Devemos nos arrepender de nossos pecados, corrigir nossa conduta e buscar o perdão de Deus diariamente. - Isso não adianta – continuou o rico - Mas se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí se arrependerão de seus pecados. - E Abraão respondeu: - Se eles não acreditam nas leis de Deus não vão acreditar, mesmo que alguém ressuscite. Diga: Deus usou pessoas naquela época para ensinar às pessoas qual é a sua vontade. Hoje, ele usa eu e você para levar a mensagem da salvação a todo o mundo. Nós devemos falar de Jesus para todas as pessoas. E precisamos começar a fazer isso já, enquanto as pessoas ainda podem ouvir sobre o amor de Jesus por elas. Vamos orar: Senhor Deus, perdoa os meus pecados, e ensina- me a fazer a tua vontade. Em nome de Jesus. Amém!


Versículo para memorizar: 
Lição 11 - “...pois Deus ama quem dá com alegria”.

Introdução: 
História – Dê com alegria. 
Existe uma lenda chinesa que ilustra perfeitamente a necessidade de dar antes de receber.
Um mendigo vivia em uma rua de uma cidade chinesa e segurava uma caneca o dia inteiro, pedindo arroz ou qualquer outra coisa que os passantes tivessem para dar.
Um dia o mendigo viu um grande cortejo descendo a rua, liderado pelo imperador em sua  imponente carruagem, entregando presentes para os seus súditos. O mendigo se encheu de felicidade. - Chegou a minha grande oportunidade, pensou Woo.  – Dessa vez receberei um presente valioso! E dançou com alegria.
Quando o imperador chegou perto dele, Woo exibiu sua caneca com grande determinação, mas em lugar de receber o esperado presente do imperador, sua majestade pediu a Woo  um presente.
O pobre Woo ficou extremamente envergonhado e desapontado, pegou os dois menores grãos de arroz que conseguiu encontrar em sua caneca e, muito a contragosto, entregou – os ao imperador, que depois foi embora.
Durante todo o dia, Woo  reclamou e resmungou. Censurou o imperador, tratou mal os que se dirigiram a ele, e poucas pessoas pararam para lhe falar ou colocar grãos de arroz em sua caneca.
Nessa noite, quando chegou em sua pobre cabana e derramou seu escasso suprimento de arroz, Woo encontrou duas pepitas de ouro do  tamanho  exato dos grãos de arroz que tinha dado ao imperador.
Autores:  Jack Canfield e Mark Victor Hansen.

Vamos ver na Bíblia um versículo que fala sobre isso, fica no livro de II Coríntios 9: 7b - "...pois Deus ama quem dá com alegria ".( Ler primeiro na Bíblia, depois no visual ).

Explicação: Devemos fazer tudo para Deus com alegria, e não por obrigação ou beneficio próprio, mas tudo o que fizermos, seja na prática da caridade ou a pregação do evangelho, devemos fazer sem querer receber nada em troca, porque Deus dá gratuitamente.

Aplicação do versículo: Deus quer que você faça tudo para Ele e para o próximo com alegria e não por obrigação. Que contribua com amor e não fique querendo receber nada em troca.

Memorização do versículo: (mínimo sete vezes) Objeto: Bola – Fale o versículo todos juntos, depois meninas e depois os meninos, só então comece a jogar a bola para algumas crianças e peça para que fale o versículo, se ainda não conseguir, peça para que todos juntos o ajude falando o versículo. Repita algumas vezes. 

Nota ao professor: Querido professor, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente. 

Complemento da Lição: Atividade em classe – Expressão de amizade.  O professor organiza os participantes sentados em circulo. Quem inicia o jogo dirá: Amo meu amigo(a) com A porque ele é atencioso, ou amoroso, ou alegre, ou animado,etc. O seguinte deve dizer : amo meu amigo com B porque ele é bondoso, ou bonito, ou brincalhão, ou bacana,etc. O seguinte começa a frase com a letra C e assim sucessivamente. Quem não souber continuar, sai do jogo.
Desafio da semana: Ajude em casa em alguma tarefa que você não costuma ajudar sem esperar nada em troca. Por exemplo: arrumar sua cama todos os dias, organizar seus sapatos, organizar seus brinquedos, tirar o pó dos móveis, ajudar a cuidar do irmãozinho, etc.....
No próximo domingo dê o seu testemunho.


domingo, 10 de abril de 2011

"A parábola do empregado mau" - lição para 10/04/11

Sugestão de vídeo:


Lição 10 - O empregado mau 
Texto Bíblico - Mateus 18: 23 - 35
Versículo para memorizar: Mateus 6:14 - "Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês."
Objetivo do Professor: Que a criança aprenda o significado do perdão, que desenvolva um coração disposto a perdoar, e saiba que assim como Deus nos perdoou assim devemos perdoar.
Ensino principal à criança: Deus quer que você perdoe assim como Ele te perdoou.
Introdução:  História - A formiguinha Teca era muito trabalhadeira. Ela morava no formigueiro da mangueira, que era o maior de todos os formigueiros.Tudo era muito limpo , em ordem, nenhuma poeira e nada fora do lugar. Ela dava ordem e as outras formiguinhas obedeciam. Ninguém podia errar, porque ela ficava muito brava, e não perdoava.
Um dia a formiguinha Zizi veio chorando: - "Desculpe, formiga Teca, mas eu não limpei direito o corredor, e a formiguinha Lili escorregou e caiu." A formiga Teca não desculpou. E como castigo fez a formiguinha Zizi limpar très vezes o corredor. Em outra ocasião foi a formiguinha Mel que errou a quantidade do açucar no doce. Levou o maior pito e ainda a formiga Teca gritou assim: - NÃO DESCULPO NÃO!!! Não vê que não pode errar? E como castigo fez ela comer todo o doce açucarado. Nem se preocupou se a formiguinha Mel  poderia ter uma dor de barriga.
Desta maneira ninguém podia errar no formigueiro, porque a formiga Teca não perdoava. Ela pensava que ela fosse perfeita e achava que nunca iria fazer nada de errado.
Até que um dia....
Ela se esqueceu de ir ao mercado das formiguinhas e fazer compras das coisas que precisavam no formigueiro.
Foi um desastre! Nenhuma formiguinha podia varrer, lavar a louça ou as roupas, cozinhar e até mesmo costurar, porque faltava tudo: sabão, vassoura, comida, linha, etc.....
Ai a formiga Teca veio toda sem graça, demostrando humildade e disse: "Vocês me perdoam? Eu esqueci de fazer as compras no mercado..."  
Será que as outras formigas vão perdoar a formiguinha Teca?
Sabem de uma coisa? Para sermos perdoados, nós precisamos aprender a perdoar.
Vamos ver o que Jesus nos ensina através desta parábola que está escrito na Bíblia!
Um dia Pedro preocupado chegou perto de Jesus e perguntou: - Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?
(Segundo os ensinamentos judeus um ofensor arrependido deveria perdoar quatro vezes. Pedro embora mais generoso, estava mesmo assim estabelecendo um limite além do qual não precisaria perdoar - nota: "Bíblia de Recursos para o Ministério infantil ")
  - Não!  - respondeu Jesus. - Você não deve perdoar sete vezes, mas até setenta vezes sete.    ( Jesus quer dizer com isso que não se deve colocar limites para se perdoar, mas perdoar quantas vezes for necessário!). Jesus contou esta parábola para que Pedro pudesse compreender a importância de se perdoar. Escutem com atenção.     
(Professor conte a parábola com suas próprias palavras ou prepare antecipadamente a peça Teatral).
Teatro (fantoche ou representação teatral) 
Personagens: Rei,  1º empregado, 2º  empregado e narrador.
Rei: (aparece sem dizer nada com uma nota de Real na mão )e o narrador diz: - Certa vez, um rei, muito justo, resolveu acertar todas as contas que tinha com os empregados. Todos os que lhe deviam algum dinheiro, foram chamados à sua presença. Um a um, todos iam pagando o que lhe deviam. Mas...espere. Creio que estou enganado: todos não. Vejam, vem ai alguém que não pode pagar.
1º Empregado -( Surge com ares de medo e desconfiança) - Oh, meu senhor! Sei que devo milhões de moedas de prata...
Rei - Sim, sim, isto eu sei também. Agora eu quero é ver o meu dinheiro. vamos logo, pague o que deve.
1º Empregado - Mas senhor, é isto mesmo que preciso lhe dizer. Eu não tenho este dinheiro . Não posso lhe pagar agora.
Rei - Ah, não tem dinheiro?! Mas você é casado, não é?
1º Empregado - Sim, meu rei. Minha esposa está em casa cuidando de nossos filhos.
Rei - ( Gritando bem alto.) Venham, meus empregados, peguem este homem,  a sua esposa e seus filhos e vendam como escravos para pagar o que deve.
1º Empregado - (se ajoelhando diante do rei) disse: - Meu senhor, tenha paciência comigo. Vou trabalhar bastante e lhe pagarei tudo, tudo,senhor!
Rei - Levante-se. Sua dívida está perdoada. Pode ir embora. Não me deve mais nada.
1º Empregado( Sai, pulando de alegria.) iupiiiii.....estou livre!              
(Sai o rei ) 
Narrador - Pouco termpo depois, este empregado, o que foi perdoado pelo rei, encontrou um outro empregado do rei , seu conhecido, que lhe devia cem moedas de prata. Sabem o que ele fez? Vejam só, que malvado!
1º Empregado - ( Surge conversando com o outro empregado)  Ah, que bom encontrar você, meu amigo. Você me deve cem moedas de prata, lembra-se? - Eu quero receber isto agora!
2º Empregado - (se ajoelha aos pés do companheiro) "Seja paciente comigo, e eu lhe pagarei tudo."
1º Empregado - Não, não posso ter paciência. Se não puder me pagar, você vai preso.
2º Empregado - Mas eu lhe prometo: Vou trabalhar bastante e lhe pagarei toda a dívida.
1º Empregado(Agarra o 2º com força e o conduz para fora)dizendo:  - Nada disso. Se não pode me pagar, vai para a cadeia agora mesmo.
 ( Os dois se retiram)
Narrador: Sabem? - Os companheiros dos empregados viram tudo e ficaram muito tristes. E foram contar para o rei. Eles disseram:  - Sabe, senhor rei - aquele empregado a quem o senhor perdoou a dívida, não quis perdoar a dívida do seu companheiro. Ele o colocou na prisão!
( O rei entra em cena e logo em seguida o 1º empregado) 
Rei - Venha até aqui!
1º empregado - Aqui estou, meu senhor.
Rei - Empregado mau! - Não devia você, igualmente, também se compadecer do seu companheiro, assim como eu também me compadeci de você? Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo que você me devia.
1º Empregado - Bem, meu rei, é que, é.... bem....eu não ...é que....
Rei -(Fala alto, olhando para fora ) Levem este homem para a prisão. Se ele não sabe perdoar, eu também não vou perdoar a ele e a sua dívida.
Narrador - Assim, aquele empregado que não sabia perdoar, foi preso até que pudesse pagar toda a sua dívida.
Ensino à criança: Essa parábola nos ensina que não devemos revidar e nem querer o mal para aqueles que nos ofendem. A Bíblia nos ensina um caminho diferente:" Aprender a perdoar " - O empregado do rei suplicou o perdão da dívida e o rei teve muita pena do empregado e o perdoou. A dívida deste empregado era de uma quantia muito grande, impossível de ser paga. Essa dívida é comparada com o nosso pecado para Deus, e Deus é como esse rei.Nos oferece perdão através de  Jesus Cristo, o seu único filho que pagou  o preço pelos nossos pecados na cruz. Quando aceitamos o convite para a salvação através da nossa obediência aos seus mandamentos, nos arrependemos e confessamos o nosso pecado. Deus nos livra da culpa através da morte de Jesus como o pagamento dos nossos pecados. Somos perdoados!
Como na história muitas vezes saimos e nos encontramos com pessoas que erram e nos ofendem. Na parábola, Jesus nos ensina que quem não perdoa aos outros fica como se estivesse preso, com ódio, ira, querendo vingança, magoado, triste . Como por exemplo: magoado e com raiva de um amiguinho, irmão , pais, etc.( Professor, dê exemplos práticos de acordo com o contexto de sua classe e idade).Diga as crianças que a falta do perdão pode deixar até doente, não dormir direito e com pensamentos ruins. Que essa não é a vida que Jesus nos oferece. Quando estamos dispostos a perdoar aquele que nos ofendem, nos sentimos livres, alegres e queremos ser obediêntes aos seus mandamentos. Deus quer que você perdoe assim como Ele te perdoou!
Professor faça apelo: Dê oportunidade  as crianças que ainda não receberam a Jesus como Salvador.                                                                                                                              
Professor: Peça ao Senhor sabedoria para conduzir as crianças em uma oração para liberar perdão ou que anotem em um papel e depois faça oração .
Pode ser que tenha situações que terão que ser ministradas individualmente.
Atividade para a classe: Oferecer um copo de limonada sem açucar. Comentar como é ruim tomar o suco sem estar doce. Em seguida adoce a limonada e ofereça a todas as crianças. Ensine: Quando deixamos de perdoar alguém nos tornamos amargos, azedos como o primeiro suco, mas quando liberamos perdão, é como o açucar na limonada, fica muito bom, a nossa vida volta a ter um sabor diferente.
Versículo para memorizar: - "Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês que está no céu, também perdoará você".
Introdução: História - O perdão
 - Quero tanto que papai chegue! Disse Ricardo, muito triste e aflito.
 - Seu pai vai ficar muito bravo com você, respondeu a tia, que se achava na sala, fazendo tricô.
Ricardo, levantando-se do sofá, onde estava chorando havia meia hora, disse, a sua tia. Meu pai ficará triste, mas não zangado.
Ouviram que alguém estava chegando. - É o meu pai ! Exclamou o menino, correndo em direção à porta, para encontrá-lo, mas voltou muito desapontado, dizendo: - Não era ele. Não sei porque está demorando tanto! Quero que volte depressa!
Parece que você está com desejo de ser castigado, disse-lhe a tia, que estava de visita, havia uma semana, e não era uma senhora muito amável, nem tinha muita simpatia pelas crianças.
Ouviram-se passos novamente, para os lados da porta, e o menino disse: Agora espero que seja ele mesmo! E, correndo, foi abrir a porta.
- Olá, como vai, filho? Ora, o que é que tem? Está triste? Que foi que aconteceu?  Interroga o pai.
- Venha comigo, papai, disse-lhe Ricardo, puxando-o pela mão, para o escritório. O Pai assentou-se e colocando o menino sobre os joelhos, perguntou: Que é que tem, meu filho? Que aconteceu? Pode contar ao papai sem receio.
Os olhos do menino se encheram de lágrimas, enquanto procurava falar, mas não pode por causa de um nó na garganta. Desceu, abriu a gaveta do armário e trouxe os pedaços de um  vaso de cerâmica que pertenceu a sua mãe, que ele gostava muito.
- Quem fez isto? Perguntou o pai, surpreendido.
- Fui eu, papai.
- Como?
- Oh! Papai eu joguei bola aqui dentro de casa , mesmo sabendo que não era para fazer isso. Joguei-a uma vez só, mas quebrei o vaso que era da vovó. Estou tão triste por ter feito isto, papai! Me perdoe, papai, e dizendo isso, começou a chorar.
Papai, pensou alguns momentos, e depois disse:
- Pois bem, Ricardo, não podemos desfazer o que já está feito. Você confessou e está perdoado. É claro que já sofreu o bastante. Não é preciso que eu diga mais nada.  Julgo que o seu castigo já foi o suficiente e que aprendeu uma boa lição.
- Oh! Papai, como o senhor é bom! Pode ter a certeza de que, daqui por diante, farei todo o esforço para lhe obedecer. Como gosto do meu papaizinho! É o melhor pai do mundo! Exclamou o menino, dando um forte abraço no pai.
Os dois foram para a sala, onde estava a tia. Esta, vendo-os, disse - Que menino desobediente! Merece castigo pelo que fez! O menino precisa aprender que não deve jogar bola dentro de casa!
- Já ajustamos contas, Julieta. Uma das regras desta casa é o perdão, explicou o pai, amavelmente, à irmã,  que, no intimo, era boa e somente um pouco severa.
Apresentação do versículo: vamos ver o versículo de hoje. Leia na Bíblia, depois no visual
O que o versículo diz: Quem está falando este versículo é o próprio  Senhor Jesus e Ele está nos ensinando que se perdoarmos aquele que nos ofende(que magoa, deixa com raiva , fala mal...)
Deus também nos perdoa. Não importa quantos pecados , se você já recebeu Jesus como salvador e pediu perdão , Ele já te perdoou.
Aplicação do versículo: Deus quer que você decida sempre perdoar aquele que te fez algum mal . Jesus morreu na cruz para que os seus pecados fossem perdoados.
Memorização: (várias vezes até memorizar) Senta levanta: Diga, quando disser a palavra  vocês ou você é para sentar e o resto das palavras é para ficar de pé: Vamos começar! - ( em pé ) Porque se ( sentados ) vocês( em pé ) perdoarem as pessoas que ofendem, ( sentados ) vocês, ( em pé)o Pai de ( sentados )  vocês, (em pé) que está no céu, também perdoará( sentados ) vocês. (em pé) Mateus 6: 14.
Nota ao professor: A importância do perdão - Cremos que todos nós já passamos por ocasiões em que pessoas nos ofenderam. Quem sabe você foi alvo de calúnia, foi agredido por alguém, ou alguém lhe pediu dinheiro emprestado e nunca devolveu nem deu satisfação alguma. São diversas as situações em que ficamos profundamente ofendidos e com isso acabamos guardando mágoas, amarguras e até mesmo ódio, e passamos a ter atitudes negativas. A pessoa que guarda ressentimentos procura ter oportunidades para se vingar. Além disso pode até devenvolver doenças , como gastrite, úlcera, distúrbios físicos e emocionais, inclusive envelhecimento precoce.
Mas temos uma saída, em Romanos 12: 17- 19; 21 diz:" Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Nunca se vinguem de ninguém: pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem".
Sabemos que só com a nossa capacidade humana é difícil praticarmos essas instruções. Precisamos fazê-lo com a graça de Jesus Cristo para sermos também perdoados diante de Deus.
Portanto, o perdão só é possível na medida em que perdoamos também aqueles que nos ofenderam.
Por isso, se você deseja desfrutar de plena liberdade espiritual, se deseja ter saúde física e emocional, perdoe todos os seus ofensores. Isto não é uma opção, é um mandamento de Deus - e ele mesmo nos deu o exemplo, oferecendo-nos o perdão da nossa injustiça por meio de Jesus Cristo.
Oração: Amado Deus, me ajude sempre a decidir te obedecer perdoando aquele que me ofende. Em nome de Jesus, amém! 

Sugestões de ilustrações:  
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir).


















 
 









     

sábado, 2 de abril de 2011

"A parábola do filho pródigo" - lição para 03/04/11


Lição 9 - A parábola do Filho Pródigo 
Texto Bíblico Lucas: 15: 11-32
Antes de estudar, assista este vídeo: 




Versículo para memorizar: Salmo 32: 1
 "Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados Ele apaga!"
Objetivo do Professor: Que a criança tenha certeza que Deus é bom, que  nunca deixará de amá-la e está sempre pronto a perdoar.
Ensino a criança: Deus quer que você tenha certeza de que Deus é bom e nunca deixou de te amar e que sempre irá te perdoar quando se arrepender e buscar o Seu perdão.
Introdução: Ilustração - Objetos - bolsa de viagem ou mochila com algumas peças de roupas e outros itens que levamos  quando viajamos. Pergunte: Quem pode me dizer o que levamos na bolsa ou mochila quando vamos viajar? (espere respostas). Muito bem! (Mostre o que trouxe na sua mochila as crianças). Depois diga: Na história de hoje Jesus contou que alguém colocou muitas coisas em uma bolsa e saiu para viajar. Jesus desejava fazer com que aqueles homens que o criticavam (professores da lei e fariseus )despertassem para praticar aquilo que sabiam sobre as leis de Deus,que era  permitir que pecadores arrependidos fizessem parte do reino de Deus. Vamos ver como foi essa história?
Andamento: 1 -  Jesus disse: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço disse ao pai:  Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança. (Explique que herança são bens que os pais repartem entre seus filhos e geralmente são repartidos quando os pais morrem). Ele nem pediu por favor, tão pouco disse ao pai porque pediu a parte da sua herança.
2 -  E o pai repartiu os bens entre os dois filhos.Passados poucos dias, o filho mais moço, ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe.(O jovem da nossa história viajou para muito longe, pois ele queria ficar longe da sua casa , e assim seu pai não saberia o que ele estava fazendo de errado, talvez ele pensasse que ninguém saberia o que ele estava fazendo de errado). Talvez haja alguém na sua escola ou perto da sua casa que fazem muitas coisas erradas e querem que você tambem faça, como por exemplo colar na prova em vez de estudar, pegar moedas na bolsa da mamãe e não falar nada para ninguém. Sáiba que isto também é pecado, e o pecado nos afasta de Deus.A mesma coisa aconteceu com aquele moço, o pecado fez com que ele se afastasse da casa do pai. 
3 -Neste país ele viveu uma vida de pecado e acabou desperdiçando todo o dinheiro que havia ganhado do pai.(Enquanto esse moço tinha dinheiro não ficou preocupado com nada a não ser em divertir-se). Deus quer que você não queira seguir os seus próprios caminhos, fazendo somente as coisas do seu jeito e não do jeito que Deus quer que você faça. Ele te ama e quer que você O obedeça através dos ensinamentos que aprende na Sua Palavra.
4 - Depois que gastou todo o dinheiro, houve uma grande fome naquele país( fome significa falta de alimento), e ele começou a passar necessidade.
5 - Então procurou um dos moradores daquela terra( o moço estava sem dinheiro ,longe da casa do pai e certamente tinha procurado aqueles amigos que ajudaram ele gastar todo o dinheiro da herança, mas eles também não tinham nada para oferecer a ele porque estavam iguais a ele, com fome de alimento). Quando desobedecemos a Deus e nos afastamos Dele é como se também estivessemos com fome, ficamos tristes por causa do pecado.
 6 - E pediu para que lhe desse um emprego e a única coisa que conseguiu foi um emprego para cuidar dos porcos. O fazendeiro o mandou para a sua fazenda  a fim de tratar dos porcos. Ali, ele tinha tanta fome que desejava comer a comida que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, ele pensou: "Quantos trabalhadores de meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome!  Vou voltar para a casa de meu pai e dizer: Pai, pequei contra Deus e contra o meu pai e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores." Então saiu dali e voltou para a casa do pai.
Clímax - Quando ele ainda estava no caminho, perto de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho , correu, e o abraçou, e o beijou( Com certeza esse pai aguardava todos os dias ansiosamente a volta deste filho, o pai certamente nunca deixou de amá-lo). A Palavra de Deus diz que Deus também é bondoso conosco e nos ama. Ele demostrou esse grande amor quando enviou o Senhor Jesus a este mundo para morrer pelo meu e pelo seu pecado. O Senhor Jesus foi morto numa cruz e tomou sobre si  o castigo do meu e do seu pecado, mas ao terceiro dia Ele ressuscitou e vive agora para sempre. Deus te ama e quer que você peça perdão pelos seus pecados, Ele é bom e nunca deixou de te amar e sempre está pronto a te perdoar quando você se arrepender e buscar o Seu perdão. 
E o FIlho disse:" Pai, pequei contra Deus e contra o Senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!"( O filho voltou para o seu lar, para os braços do pai. Que alegre estava aquele moço agora que tinha se arrependido e confessado o seu pecado!)
O pai estava tão feliz que ordenou aos seus empregados: "Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés.Preparem uma festa , matem um bezerro gordo. Vamos começar a festejar porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado."
Conclusão: Ouvindo a comemoração que  o pai fazia ao filho mais novo que havia voltado, o filho mais velho ficou muito zangado e chateado. Mas o pai disse a ele: - "Meu filho, não fique zangado nem com ciúmes de seu irmão, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas era preciso fazer está festa para mostrar a alegria. Pois este seu irmão estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado."
Aplicação final: Tudo o que temos , seja as coisas materiais, o nosso corpo, a nossa família, os nossos talentos, etc... Em tudo devemos ser agradecidos a Deus, mas quando agimos de forma errada, pecamos e nos afastamos de Deus. Mas saiba que Deus é bondoso e te ama muito e sempre  irá te perdoar quando se arrepender e buscar o Seu perdão.
Oração: Querido Deus, te peço perdão pelos meus pecados, e que o Senhor me ajude a não me afastar de Ti. Em Nome de Jesus, amém.
Professor, faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Atividade em classe: Faça uma relação de perguntas relacionadas a história e pergunte se é falsa ou verdadeira.( crianças maiores)
- Batata quente: coloque uma musíca ou cante, dando preferência ao tema. Quando a música parar, quem estiver com a batata irá responder a uma pergunta(prepare várias perguntas relacionadas ao tema). Quem acertar permanece, mas quem errar sai do jogo. Premie quem conseguir ficar por último.

Introdução: Perguntas - Complete está frase - Deus não ama o pecado, mas ama o pecador.

Pergunte: Você já ouviu está frase? Você concorda com ela? Porque? Espere respostas.
Apresentação do versículo: Leia na Bíblia e depois no visual.
Depois explique: Este versículo está dizendo que quem está feliz é aquele que está sentindo alegria, paz, alivio, gratidão, reconhecimento, amor...), mas o que pode trazer maior felicidade é quando somos perdoados pelas maldades que fazemos.
Deus fala atráves deste versículo que Ele apaga todos os nossos pecados.
Aplicação: Deus quer perdoar as nossas maldades, apagar os nossos pecados, as coisas que fazemos de errado e que nos deixa triste, com medo, cansado , longe de Deus.
Sabe porquê? Porquê Ele nos ama tanto que entregou o Seu ùnico filho, o Senhor Jesus para morrer no nosso lugar, tomando o castigo do nosso pecado, mas ressuscitou e por isso pode perdoar os nossos pecados. Deus quer que você confesse seu pecado e peça perdão a Ele toda vez que pecar, o versículo diz que Ele apaga os nossos pecados quando verdadeiramente pedimos perdão!
Memorização: Com gestos - Primeiro fale você o versículo, e ensine os gestos às crianças, depois elas repetem  algumas vezes até memorizar( feliz -fisionomia alegre; aquele - aponte para um amiguinho; cujas maldades - cruze os braços; Deus - aponte para cima; perdoa - abraçe o amiguinho; e cujos pecados - cruze os braços novamente; ele apaga - com as mãos faça gestos circulares; Salmo 32 Versículo 1 -  peça para dar uma volta falando a referência.
Ao professor: Jesus fala nesta parábola de dois filhos: Filho que deseja ser independente, livre para gozar de todas as suas cobiças e paixões? E filho que aparentemente está perto do pai, mas é egoísta, orgulhoso e não conhece verdadeiramente o pai?
O que é mais maravilhoso dessa história é que não importa o que o filho faça e sim o que o pai pode fazer para o filho. Somente um pai bondoso , cheio de amor, generoso, pode receber um filho arrependido de braços abertos, mesmo não sendo merecedor do seu perdão,  pode apagar os seus pecados e ainda colocar as melhores vestimentas comemorando com festa. Que o nosso coração se encha de amor e gratidão ao nosso maravilhoso Pai. Aleluia!
Oração: Pai Querido, nos ajude a permanecer seguros nos seus braços de amor. Em nome de Jesus, amém.
Desenhos e atividades: 



Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)