sábado, 7 de maio de 2011

"Fique esperto" - lição para 01/05/11

Assista este video, antes de estudar a lição:



Lição 13 - Fique Esperto -  O Empregado Infiel
Texto Bíblico: Lucas 12: 41-48
Objetivo do Professor: Que a criança saiba estar preparada para a volta de Jesus, sendo obediente fazendo a vontade de Deus.

Ensino principal à criança: Deus quer que você esteja preparado para a volta de Jesus. Sabe como? Trabalhando para a obra do Senhor, indo à igreja, lendo a Bíblia, confessando sempre seus pecados, orando, sendo vigilante, falando  de Jesus aos outros.

Versículo para Memorizar: Hebreus 10:37 -" ...  Um pouco mais de tempo... e virá aquele que tem de vir; ele não vai demorar."

Introdução: Pergunte: Você deixa para fazer as coisas na última hora? (Espere respostas). Geralmente sim, como por exemplo: Se tem prova na semana que vem, deixa para estudar na véspera, se tem um trabalho para entregar daqui um mês, deixa para ver um dia antes, se tem um compromisso às 19h (culto por exemplo), começa a se arrumar, geralmente, em cima da hora e acaba chegando atrasado, não é mesmo? Somos assim, deixamos tudo para a última hora. E se houver um contra tempo? Se o pneu furar? Se não encontrarmos o livro para estudar? Se a energia acabar? Se ficar doente? Jesus nos alertou sobre esse assunto. Deus quer que você esteja preparado para a volta de Jesus. Sabe como? Não deixando para fazer as coisas na última hora. Você sabe a hora e o dia em que Jesus vai voltar? Ninguém sabe, só o Pai. Jesus disse que  vai voltar para nos buscar , mas não sabemos nem o dia nem a hora. E quando Ele voltar, quer que eu e você estejamos preparados para ir com Ele para o céu. Jesus contou uma parábola sobre isso, vamos ouvir!
Andamento: Jesus estava ensinando seus discípulos sobre muitas coisas a respeito do reino dos céus, então  Pedro perguntou: - Senhor, essa parábola é só para nós ou é para todos? Pedro queria saber se tudo o que Ele estava ensinando era para eles, os discípulos, que sempre estavam perto Dele,  ou era também para toda a multidão que estavam ali  ouvindo (ensine que, não basta somente ouvir Jesus, mas praticar aquilo que você ouve atráves da Bíblia. É necessário primeiro crer que Deus enviou Jesus a este mundo para morrer  na cruz pelos pecados de todas as pessoas, mas ressuscitou, e que, somente quem reconhecer que é pecador, se arrepender e recebê-lo como Salvador do seu pecado é que pode se tornar  filho de Deus). Então o Senhor Jesus respondeu contando mais essa parábola para que Pedro  e os outros discípulos pudessem entender melhor como obedecer seus ensinamentos: Disse-lhes: - Um homem que tinha muitos empregados precisou ir viajar.
Mandou que um deles tomasse conta de tudo, até dos outros empregados (Jesus nos ensina aqui, que tomar conta significa cuidar uns dos outros, como por exemplo:  demonstrar amor e atenção aos amiguinhos que talvez você nem converse muito, respeitar e ser educado com todas as pessoas).
Como o patrão tinha muitos assuntos a resolver e demorava, o empregado infiel pensou: - Meu patrão está demorando muito para voltar!
Então ele começou a comer e beber demais a ponto de ficar bêbado.
Maltratou os outros empregados, sendo injusto com eles.
Fez a maior bagunça.
Quando ele menos esperava, seu patrão chegou e descobriu tudo o que havia acontecido quando estava viajando. Ficou sabendo que o empregado a quem tinha confiado suas coisas foi-lhe infiel e não obedeceu às suas ordens.( Servo infiel é aquele que não se importa com as  suas obrigações e maltrata os outros). Deus quer que você esteja preparado para a volta de Jesus sendo obediente, fazendo a vontade de Deus como por exemplo: estudando a Bíblia, orando e confessando sempre seus pecados, indo à igreja, trabalhando para a obra do Senhor , falando de Jesus aos outros, etc...
Climax: Então o empregado infiel foi duramente castigado.Ele sabia qual era a vontade do seu patrão, mas não obedeceu. (Deus quer que você obedeça a Deus e a seus pais, não deixando para fazer as coisas na última hora.)
Conclusão: Jesus disse: - Fiquem espertos: eu vou voltar e chegarei quando vocês não estiverem esperando.
Ensino final: Ficar espertos significa que você deve se esforçar para não deixar as coisas para última hora, mas  sempre estar preparado para a volta de Jesus. Se fizer isso, certamente será um servo fiel, vigilante, e não será pego de surpresa! 
Faça apelo: Diga - Para estarmos preparados para a volta de Jesus a primeira coisa a fazer é receber o Senhor Jesus como Salvador dos seus pecados. Faça oração.
Brincadeira durante o ensino da lição: O objetivo desta brincadeira é que fiquem atentos na lição Bíblica. Arrume uma latinha com chaves, ou algo que faça um barulho alto e explique:  - Toda vez que ouvirem esse barulho, todos devem se levantar e dizer: - Estou esperto,  Jesus vai voltar!
Versículo para memorizar: Hebreus 10:37...”Um pouco mais de tempo...e virá aquele que tem de vir, ele não vai demorar.
Introdução: Vocês já brincaram de Batata Quente ( Pode ser um lenço, que é jogado um para o outro e um fica em pé e tenta pegar o lenço no ar quando for jogado e se conseguir , o outro que não pegou vai tentar pegar o lenço) ou brincou de “Ovo Xoco”(Deixe que as crianças expliquem como são as brincadeiras). Depois diga: - Nessas brincadeiras, você tem que ser bem esperto para se sair bem, não é mesmo? O versículo de hoje, também fala que devemos ser espertos, vamos abrir a Bíblia no livro de Hebreus 10:37 e vamos ler : Ler primeiro na Bíblia, depois no visual.
Explique o versículo: Um pouco mais de tempo, quer dizer que não sabemos hora, nem dia, mês ou ano , mas sabemos que Ele vai voltar.
 ...e virá aquele que tem de vir: Jesus vai voltar para, devemos estar preparados. 
Ele não vai demorar: Pode ser a qualquer momento
Aplicação: Deus quer que você seja obediente à sua Palavra, esteja sempre preparado colocando as coisas de Deus em primeiro lugar na sua vida, como por exemplo: trabalhar na obra do senhor, confiar, estudar a Bíblia, falar de Jesus aos outros, ...
Memorização: Fazer eco: Uma fileira fala a primeira parte bem alto, outra fileira fala a parte do meio do versículo normal, e outra fileira fala bem baixo. Repita até memorizar.

Ao professor: Se Jesus voltasse hoje ou quero dizer nesse momento como estaria a tua vida perante Ele? Poderia ficar tranquilo e saber que irá com Jesus para a terra prometida? Você tem colocado as suas prioridades nas coisas desse mundo?
Mas o que realmente é importante e o que devemos valorizar são as coisas de Jesus, a Sua Palavra, o Seu grande amor, pois foi Ele que te  criou e morreu na cruz por você! Não perca tempo.....


Sugestões de desenhos: 






7 comentários:

  1. Amei esta postagem . Deus abençoe mais e mais o ministério de vocês. Quero sempre acompanhar e aprender com vocês a ensinar nossas crianças o caminho para o céu ...

    ResponderExcluir
  2. Amei essa postagem. Que benção ! Me ajudou muito. Que Deus continue abençoando vocês nesta obra tão linda.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por compartilhar este ensinamento e dinâmicas, que o Senhor abençoe cada vez mais suas vidas e obras!

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor
    Poderia me enviar o PDF por favor

    ResponderExcluir