sábado, 28 de maio de 2011

Lição 3 - Por que Deus mandou Jesus? - para 05/06/11




Lição 3 - Porque Deus mandou Jesus?

Texto Bíblico: - João 3:1-21.

Versículo para memorizar: - João 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Objetivo do professor: - Que a criança saiba porque Deus enviou Jesus a este mundo.
Ensino principal: Deus quer que você tenha a certeza do Seu amor. Ele mandou o Seu filho, o Senhor Jesus Cristo para nos perdoar os pecados, para nos dar a vida eterna e para nos ajudar a fazer a sua vontade.
Introdução:Providencie um tiro ao alvo. (Traga o brinquedo) Diga: - Hoje trouxe para vocês um brinquedo. Um dardo. Vamos ver quem consegue acertar o alvo?  O alvo é aquela marca no centro do círculo ( deixe as crianças acertarem o alvo). Ou somente desenhe um alvo e pergunte:
 - É muito divertido brincar de acertar o alvo. É preciso muito treino para acertar. Vocês sabiam que nós fazemos isto o tempo todo? ( Coloque em cima do alvo a palavra "Deus".) Deus tem uma vontade para as nossas vidas . Quando fazemos o que Deus quer, estamos acertando no alvo de fazer a vontade de Deus. É bom quando brincamos e erramos o alvo? Não é não! Nos sentimos tristes. ( Coloque fora do alvo, do lado esquerdo, um cartaz com a palavra "pecado" na parte de cima.)  
Isto é uma comparação. Preste atenção! Quando não fazemos o que Deus quer, erramos o alvo que é a vontade de Deus, então pecamos. Pecar é fazer o errado, é errar o alvo da vontade de Deus. Deus não deseja que vivamos no pecado (mostre a palavra que está perto do alvo). Por isso ele mandou Jesus ( escreva a palavra Jesus bem grande e coloque-a sobre o alvo).  Mandou Jesus para que Ele fosse a garantia de acertamos a vontade de Deus muitas vezes. Jesus nos ajuda a termos vitória sobre o pecado.
Vamos ver quem prestou atenção? Retire de uma de minhas mãos uma pergunta (cruze as mãos fechadas e tenha em uma delas a pergunta: Por que Deus mandou Jesus? escrita num pedaço de papel). Ouça a resposta das crianças.
Agora vamos pensar em algum erro que já temos cometidos. Você se recorda de algum pecado? Então vá me falando ( Cite um exemplo seu. Enquanto as crianças forem falando, vá escrevendo no cartaz com a palavra "pecado". Explique que os pecados estão entre nós e Deus. Porque Deus é perfeito, Nele não há nenhum pecado, Ele é Santo, e nós não somos.
Deus nos ama, e ele arrumou uma solução para esta separação. Coloque uma cruz na frente do cartaz da palavra "pecado". Explique que Deus mandou Jesus e  que Jesus tomou nossos pecados quando morreu na cruz, mas ressuscitou para nos dar a vida eterna. Quando pedimos para ele perdoar nossos pecados, ele faz isso e não estamos mais separados de Deus. Vamos ver agora como Deus mandou Jesus a este mundo?
Andamento:  Foi assim: Para que Deus pudesse amar e ajudar as pessoas , ele virou uma pessoa, quer dizer, Jesus. Jesus tinha osso e pele como nós. Ele tinha sentimentos como nós. Ele nasceu como um de nós, precisou de todos os cuidados que uma criança precisa para seu crescimento. Jesus tinha uma família, como nós, Jesus nos entende completamente.
Vamos ouvir um diálogo bem interessante entre duas pessoas. ( Monte dois fantoches de vara: Jesus e Nicodemos, ou use gravuras para representar os personagens).
Nicodemos procurou Jesus, um dia à noite, para conversar:
Nicodemos: Olá, Jesus! Tenho ouvido falar das coisas que você faz. Quantos milagres! Eu percebo logo que você é da parte de Deus.
Narrador: Jesus conhece todos os pensamentos. Ele sabia o que Nicodemos queria realmente saber, mas não tinha coragem de perguntar a Jesus. Então Jesus disse:
Jesus: Para você ter a vida eterna, Nicodemos, você precisa nascer de novo.
Nicodemos: Não entendi nada, Jesus. Já sou grande. como eu posso entrar na barriga da minha mãe e nascer uma segunda vez?
Jesus: Não estou falando que você tem que nascer de novo fisicamente. Estou dizendo que você tem de nascer de novo espiritualmente.
Nicodemos: Como assim? Ainda não entendo!
Jesus: Quer dizer que você precisa acreditar que eu sou o Filho de Deus. Há uma coisa importante aqui: Entender que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho para que quem crer nele tenha a vida eterna. Eu sou o Filho de Deus. Eu vim para salvar as pessoas do pecado. Quem crer em mim será perdoado dos seus pecados. Ao crer em mim, você nasce de novo, porque você ganha uma nova vida com Deus! Esta vida nova é uma vida eterna, quer dizer uma vida que não termina nunca. Sua vida muda, e você começa a fazer as coisas que agradam a Deus. Quem não crê em mim não tem esta nova vida. Eu não quero que ninguém morra sem receber a salvação. Isto é minha missão. Será que você aceita este amor e perdão pelos pecados?
Narrador: Nicodemos ficou impressionado. Ele achou muito interessante que Deus tinha tanto amor pelas pessoas que ele enviou Jesus para salvá-las.
Conclusão: Crianças, Jesus explicou claramente por que ele veio. Vamos ver quem prestou atenção? O que é necessário para nascer de novo? Na história de Nicodemos e Jesus, Nicodemos nasceu de novo?
De fato, não sabemos, porque a Bíblia não nos conta se Nicodemos acreditou em Jesus naquela hora.
E você? Já nasceu de novo? Você crê em Jesus como seu Salvador? ( Dê oportunidade para as crianças, faça apelo).
Só Jesus Cristo pode nos levar à Deus, Ele é como se fosse uma ponte que liga nós e Deus e só podemos chegar até Deus se recebermos Jesus como salvador do nosso pecado. 
Depois faça uma oração: - Senhor Deus, te agradecemos porque o Senhor mandou Jesus a este mundo para nos perdoar os pecados, para nos dar a vida eterna e para nos ajudar a fazer a  Tua vontade. Em nome de Jesus, amém!

Atividade em classe: Pergunte às crianças qual cairá mais rapidamente, uma pedra ou uma bola de papel amassado. Peça que um voluntário segure os dois objetos nas duas mãos e depois deixe cair( ao mesmo tempo) os dois objetos. as crianças devem olhar com cuidado para descobrir qual bate no chão primeiro. Repita várias vezes até descobrir que sempre caem por igual.
Explicação:Tanto faz o peso, a velocidade da queda é igual. (isto é devido à força da gravidade.) Explique que há pessoas que acham que alguns pecados são piores que outros. Por exemplo, acham que uma pessoa que rouba alguma coisa tem que pedir perdão a Deus, mas uma criança que mente não fez nada demais. Pecado é pecado. Não há tamanho. Todo pecado precisa de perdão. Por isso Jesus veio ao mundo. Pecado é como à pedra e à bolinha de papel. A pedra parece mais pesada, mas ela cai no chão igual ao papel leve. O pecado de desobedecer à mãe parece mais leve do que tomar drogas, mas é pecado do mesmo jeito.

Versículo para memorizar: - João 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
Introdução: - Ilustração: Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura de inverno, próximo a uma esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho vendia balas a fim de conseguir alguns trocados. Mas o frio estava intenso e as pessoas já não paravam mais quando ele as chamava.
Sem conseguir vender mais nenhuma bala, ele sentou na escada em frente a uma  loja e ficou observando o movimento das pessoas.
Sem que ele percebesse, um policial se aproximou.
 - Está perdido, filho?
O garoto balançou a cabeça.
  - Só estou pensando onde vou passar a noite hoje...normalmente durmo em minha caixa de papelão, perto do correio, mas hoje o frio está terrivel...
  - O senhor sabe me dizer se há algum lugar onde eu possa passar esta noite?
O policial mirou-o por uns instantes e coçou a cabeça, pensativo.
 - Se você descer por está rua, disse ele apontando o polegar na direção de uma rua, à esquerda, lá embaixo vai encontrar um casarão branco; chegando lá, bata na porta e quando atenderem apenas diga "João 3:16".
Assim fez o garoto. Desceu a rua estreita e quando chegou em frente ao casarão branco, subiu os degraus da escada e bateu na porta.
Quem atendeu foi uma mulher idosa, de feição bondosa.
 - "João 3:16", disseele, sem entender direito.
 - Entre, meu filho. Avoz era meiga e agrádavel.
Assim que ele entrou, foi conduzido por ela até a cozinha onde havia uma cadeira de balanço antiga, bem do lado de um velho fogão de lenha.
 - Sente-se, filho, e espere um instante, tá?
O garoto se sentou e, enquanto observava a bondosa mulher se afastar, pensou consigo mesmo: "João3:16"... Eu não entendo o que isso significa mas sei quer aquece a um garoto com frio.
Pouco tempo depois a mulher voltou.
 - Você está com fome? , Perguntou ela.
 - Estou um pouquinho, sim...há dois dias não como nada e meu estômago já começa a roncar...
A mulher então o levou até a sala de jantar, onde havia uma mesa repleta de comida. Rapidamente o garoto sentou-se à mesa e começou a comer; até não aguentar mais. Então ele pensou consigo mesmo: "João 3:16"... Eu não entendo o que isso significa, mas sei que mata a fome de um garoto faminto.
Depois, a bondosa mulher o levou ao andar superior, onde se encontrava um quartinho com uma banheira cheia de água quente. O garoto só esperou que a mulher se afastasse e então rapidamente se despiu e tomou um belo banho, como há muito tempo não fazia. Enquanto esfregava a bucha pelo corpo pensou consigo mesmo: "João 3:16"...Eu não entendo o que isso significa, mas sei que torna limpo um garoto que há muito tempo estava sujo.
Cerca de meia hora depois a bondosa mulher voltou e levou o garoto até um quarto onde havia uma cama de madeira, a antiga, mas grande e confortável.
Ela o abraçou, deu-lhe um beijo na testa e, após deitá-lo na cama, desligou a luz e saiu. Ele se virou para o canto e ficou imóvel, observando a garoa que caia do outro lado do vidro da janela. E ali, confortável como nunca,ele pensou consigo mesmo: "João 3:16"... Eu não entendo o que isso significa, mas sei que dá repouso a um garoto cansado.
No outro dia, de manhã, a bondosa senhora preparou uma bela e farta mesa e o convidou para o café da manhã.
Quando o garoto terminou de comer, ela o levou até a cadeira de balanço, próximo ao fogão de lenha. Depois seguiu até uma prateleira e apanhou um livro grande, de capa escura. Era uma Bíblia. Ela voltou, sentou-se numa outra cadeira, próximo ao garoto e olhou dentro dos olhos dele, de maneira doce e amigável.
 - Você entende "João 3:16", filho?
 - Não senhora...eu não entendo...A primeira vez que ouvi isso foi ontem à noite...um policial que falou....
Ela concordou com a cabeça, abriu a Bíblia em João 3:16 e começou a explicar sobre Jesus.
E ali, aquecido junto ao velho fogão de lenha, o garoto entregou o coração e a vida a Jesus. E enquanto lágrimas de felicidade deixavam seus olhos e rolavam face à baixo, ele pensou consigo mesmo: "João 3:16"...ainda não entendo muito bem o que isso significa, mas agora sei que isso faz um garoto perdido se sentir realmente seguro. "Porque Deus  amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna."(João 3:16).
Explicação: - Este versículo quer dizer que Deus amou este mundo e as pessoas que aqui vivem de tal jeito que deu seu único Filho Jesus para que todas aquelas pessoas que acreditarem nele e em suas palavras não morram separados de Deus, mas tenham uma vida que dure para sempre.
Hoje mesmo, você que ainda não entregou a sua vida para Jesus poderá fazer isso.( se sentir que deva fazer apelo agora, pode fazer, senão, pode ser feito na sala de aula).
Memorização: - Pode ser feito cartazes com símbolos, por exemplo:  Porque(?); Deus amou(coração); o mundo(gravura ou globo) de tal maneira, que deu(caixa de presente) seu único Fiho(gravura de Jesus); para que todo aquele(gravuras de pessoas, crianças); que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna(uma gravura do céu).
Mostre o versículo todo, depois vá retirando por partes até memorizarem.

Sugestões de Ilustrações, desenhos e atividades:


















5 comentários:

  1. comecei agora no ministerio infantil,e amei essa aula gotaria de receber outras no email se forpossivel.
    ivaniseandrade@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. comecei agora no ministerio infantil,e amei essa aula gotaria de receber outras no email se forpossivel.
    ivaniseandrade@yahoo.com.br

    ResponderExcluir