sábado, 14 de maio de 2011

Lição nova - Quem é Deus? Para 22/05/11

Irmãos, começaremos a estudar com um material novo, intitulado "Sugestões de cultos para crianças" ( de 04  a 08 anos), da UFMBB, que vamos adaptar  para que você utilize conforme a faixa etária que ministra a sua aula.
São 13 planos de cultos que vão ensiná-los conceitos muito importantes como quem é Deus, como podemos conhecê-lo, como é o céu, o  que é um anjo, dentre outros. 
Antes de estudar esta primeira lição, gostaríamos que vocês professores ouvissem um video retirado do youtube, uma música bem antiga do  Adhemar de Campos, porém muito linda que fala sobre o poder do nosso Deus. Como Ele é grande! E é isso que vamos ensinar as crianças. Ouça! 



 
Lição 1 - Quem é Deus? - Base bíblica: Deuteronômio 6: 1-25
Versículo para memorizar: Salmo 48: 1a - "Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, ..."
Objetivo do professor: Que a crianca seja capaz de definir quem é Deus, a partir das suas características.
Ensino principal: Deus quer que você saiba quem é Deus e confie nele de todo o seu coração.
Professor, prepare antecipadamente os seguintes versículos em papéis em formato de corações e os coloque em vários lugares escondidos na classe.
Introdução: Pergunte: - Quem é Deus para você? ( Espere respostas ) Anote as respostas em uma folha grande ou cartolina. Não deixe de perguntar porque estáo dando suas definições: exemplo: Deus é bom, pergunte - Porque que ele é bom?
Após ouvir as crianças em suas definições pessoais, peça para procurarem na classe alguns corações. Especifique a quantidade, se forem cinco, diga para encontrarem cinco cartões e somente depois que encontrarem todos, peça para eles abrirem a Bíblia e ler o versículo que está marcado no cartão. ( Se a criança ainda não souber ler , antecipadamente marque na sua Bíblia e leia para eles).A cada versículo lido, fale assim: exemplo: - Isaías 6:3 - "Santo, santo, santo é o Senhor... diga Ele é santo porque Ele nunca pecou. Algumas referências: 1 João 4:16 - "Deus é amor"; Salmo 24:8b - " Deus é forte e poderoso" ; Genesis 1:1 - "Deus é criador"; João 4:24 - "Deus é Espírito"; Daniel 2:20 - "Deus nos dá sabedoria"; Salmo 42:2 - "Deus é vivo"; Jeremias 23:24 - "Deus está em todos os lugares".
Depois peçam para que as crianças formem uma lista de coisas que Deus tem feito para elas. Escreva as respostas no quadro ou cartolina. Ajude as crianças a pensarem além das coisas gerais( Ele me criou, Ele me ajuda, etc ) e sim: Deus me criou para adorá-lo; Deus me ajuda quando estou estudando para prova, etc...
Depois da lista feita, escreva no quadro ou cartolina a frase "Grande é o Senhor"!
Andamento: Comece a lição bíblica dizendo: - Nosso Deus é um grande Deus !
Muito tempo atrás, Deus ensinou ao seu povo, o povo de Israel,( mostre um gravura que represente o povo) um costume muito bom.
Ele disse: - (leia na Bíblia ou fale com suas próprias palavras) Deuteronômio 6: 6 -9 : "Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná -las aos seus filhos".Deus estava dizendo ao seu povo que era para ensinar os seus filhos em todos os momentos . Sabe como? Continue a leitura: - "Repitam essas leis em casa e fora de casa"... ( Dê exemplos). Isto quer dizer que vocês podem aprender sobre como é Deus e como Ele é grande quando vocês estiverem brincando (mostre gravuras de crianças brincando), quando vocês estiverem passeando (Mostre gravuras de crianças passeando); continue - ..."quando se deitarem e quando se levantarem. ( Mostrar gravuras) Deus quer que você saiba que pode confiar nele de todo o seu coração quando estiver passando por uma situação difícil, como por exemplo: Estiver doente, magoado com alguém, está com dificuldades na escola, papai ou a mamãe estão sem emprego, etc..Deus quer que você peça ajuda para Ele em oração. Continue a leitura: - "Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões. (coloque pulseirinhas de cartolina nos braços das crianças e algumas folhas de sulfite em alguns lugares da classe escritos: DEUS É MERECEDOR DE LOUVOR; DEUS É BOM; DEUS É AMOR; DEUS É GRANDE; DEUS É SANTO; DEUS É O UNICO DEUS; etc... E depois continue (conte com suas próprias palavras) - Deus disse mais: - Vocês irão contar tudo o que eu fiz. Sabe o que aqueles pais deveriam contar aos seus filhos?Que Deus abriu o mar vermelho para o povo passar e se livrar do exército de Faraó, que Deus providenciou água num deserto que não tinha água, que Deus mandou cair do céu uma comida especial chamada maná, que Deus é o criador de tudo, da vida e do amor.( mostre gravuras de cada exemplo). Assim aquelas crianças daquele povo ficaram felizes ouvindo e aprendendo sobre o que Deus era.
Clímax: Isso foi a muito tempo atrás. Vocês acham que Deus continua o mesmo? Será que Deus mudou? Ele continua fazendo grandes coisas? (espere sempre respostas).
Claro que Deus não mudou! Ele continua fazendo grandes coisas!Há tantas coisas que Deus tem feito, mas há algo mais maravilhoso do que todos os seus feitos! Sabe o que é? - É um plano , sim Deus tem um plano para minha vida e também para a sua vida. Sabe qual é? - É transformar as nossas vidas! Mas como eu e você podemos ser transformados? A resposta está no Senhor Jesus, só ele pode transformar a nossa vida. Deus nos ama tanto que enviou Seu filho, o Senhor Jesus, para morrer pelos nossos pecados. Todos os nossos pecados foram colocados sobre Ele, e Ele recebeu o castigo do nosso pecado.
Esta é a obra mais grandiosa que Deus já fez. É a obra de amor e a obra da salvação. Seu filho precisou morrer para nos salvar.A Bíblia diz em Romanos 3:23: "Que todos pecaram", isto quer dizer que todos nós nascemos pecadores, afastados de Deus, mas Deus nos ama tanto que enviou o Senhor Jesus para morrer no nosso lugar, para salvar a mim e a você também, se você ainda não confessou o seu pecado, você pode fazer isso ainda hoje. Ele quer que você confie Nele. (Faça apelo)
Conclusão: Vamos todos repetir algumas das características de Deus que aprendemos hoje? (peça para que todas as crianças repitam juntas: Deus é amor; Deus é santo...etc
Oração: Peça para uma criança fazer uma oração de agradecimento pelo Deus maravilhoso que temos!
Atividade em classe: Monte testeiras para as crianças, escrevendo o que elas disseram sobre Deus. Escreva apenas para os pequenos e os deixe ilustrar. Depois coloquem as testeiras e cantem um cântico que fala de como Deus é ou sobre a criação, amor, etc...
Versículo para memorizar: - Salmo 48:1 "Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado".
Introdução: Tem um cântico que costumamos cantar aqui na igreja ,que fala sobre este Salmo! O nome do cãntico é Grande é o Senhor (Adhemar de campos) e diz: Grande é o Senhor e mui digno de louvor. Na cidade do nosso Deus, Seu santo monte. Alegria de toda a terra.
Grande é o Senhor, em quem nós temos a vitória. E que nos ajuda contra o inimigo. Por isso diante Dele nos prostamos.
Queremos o Teu nome engrandecer, e agradecer-Te por Tua obra em nossas vidas.
Confiamos em Teu infinito amor. Pois só Tu és o Deus eterno sobre toda a terra e céus.
Aplicação: Grande é o Senhor porque Ele nos criou e nos ama e é Poderoso para nos ajudar em todas as nossas dificuldades que enfrentamos no dia a dia, por isso devemos dar louvores a Ele em todos os momentos da nossa vida. Mas o que é louvar? ( Espere respostas)
Louvar é contemplar a Deus, pelo que Ele é(Deus criador, Deus Redentor e Senhor, Etc...), pelo seu caráter ( Sua bondade, Sua misericórdia, Sua fidelidade, Sua grandeza, etc...) , pelo que Ele faz( o que fez no passado, o que está fazendo agora e pelo que promete fazer no futuro). Não existe uma maneira "correta" de louvar a Deus. Você pode fazer sozinho ou em grupo: oração, cantando, escrevendo,caminhando, declarando palavras da Biblía, etc.. enfim louvar a Deus é expressar o seu amor por Ele. Deus quer o seu louvor, então comece agora mesmo a louvar ao Senhor. (Reserve uns momentos para louvar ao Senhor).
Memorização: Podem cantar o começo do cântico várias vezes até memorizarem. Depois deixe que algumas crianças cantem sozinhos.
Professor: Deus é realmente grande! Ele tem feito muito por nós e seus planos para nós são maiores ainda.Deus merece o nosso louvor. Ele merece a nossa devoção. Ele merece o nosso carinho. Deus merece o nosso tudo. Tem nos abençoado, tem feito muito por nós. Deus quer o nosso louvor para que possa ainda mais nos abençoar. Ele nos criou, e nos ama tanto. Ele quer derramar sobre nós suas bençãos. Deus se deleita em todas as oportunidades que damos a Ele para ser Deus em nossas vidas. Quando realmente dedicamos tempo para louvá-lo por tudo que tem feito por nós, mais bençãos sobre a nossa vida teremos.
Como é grande o Teu nome Senhor em toda a terra e realmente mui digno de ser louvado!

Sugestão de desenho para utilizar na classe com as crianças: 


7 comentários: