sábado, 25 de junho de 2011

Lição 5 - O que é um anjo?




PROFESSOR: MEDITE NESTES TEXTOS BÍBLICOS ANTES DA PREPARAÇÃO DA LIÇÃO: 
Antes de Adão e Eva serem criados, Deus fez milhões de anjos. (Apocalipse 5.11- Fala: “Milhões de milhões e milhares de milhares”).Ele fez essas criaturas celestiais maravilhosas e fortes para amar, adorar, louvar, obedecer e servir a Ele (Salmo 148.2/ Hebreus 12.22/ Apocalipse 5.11). Os anjos são superiores aos homens em poder e inteligência (2 Samuel 14. 17-20/ 2 Pedro 2.11), mas não são todo-poderosos ou oniscientes (Salmo 103.20/ 2 Tessalonicenses 1.7). Eles estavam presentes para rejubilar-se quando Deus criou o mundo (Jo 38.4-7).
Lúcifer e os Anjos Caídos - Numa ocasião, Lúcifer, um anjo importante, se rebelou contra Deus e se tornou Satanás (Isaías 14.12-15/ Ezequiel 28.12-16). Muitos anjos (talvez um terço – Apocalipse 12.4) seguiram Satanás e foram expulsos do céu (Apocalipse 12.7-9). Os que não seguiram Lúcifer são agora chamados de anjos santos.
Os anjos santos - O imenso exército de anjos não-caídos, ou santos, é conhecido pela sua reverência e obediência à vontade de Deus. Eles se alegram e louvam o nome de Deus (Salmo 103.21; 148.1-2). Um grande número deles permanece diante do trono de Deus, prontos para cumprir todas as suas ordens (1 Reis 22.19)
Arcanjos - Deus nos conta o nome de dois de seus principais anjos. Miguel, que é o encarregado de cuidar de Israel (Daniel 10.13, 21;12.1/ Judas 9/ Apocalipse 12.7). E outro mensageiro Gabriel, que comunica as mensagens especiais de Deus a seus servos (Daniel 8.16;9.21/ Lucas 1.19,26)
Os anjos tem asas? - Alguns anjos, quando visíveis, possuem asas. Gênesis 3.24 fala de anjos especiais chamados querubins, enviados por Deus para guardar o caminho da árvore da vida. Muito mais tarde, quando Deus deu as ilustrações para a construção do tabernáculo, Ele ordenou que dois querubins de ouro fossem colocados sobre o propiciatório, um de frente para o outro. Com asas estendidas sobre o mesmo (Êxodo 25.17-20). Isaías 6.1-2 fala de Serafins (Êxodo 25.20/ Isaías 6.2 / Ezequiel 1. 5-6). Mas talvez, a maioria dos anjos não tenha asas, pois, não apareciam freqüentemente como seres com asas, mas como homens.
Os anjos tem corpo? - Os anjos são seres espirituais; não podemos vê-los. Porém, Deus pode dar-lhes corpos temporários e fazê-los parecer homens. Abraão viu três homens (Gênesis 18.1, 2, 16, 22; 19.1/ Hebreus 13.2). Josué viu um soldado (Josué 5.13-15). Os pais de Sansão viram um homem (Juízes 13. 8-11). Eliseu e seu servo viram um exército inteiro com cavalos e carros! (2 Reis 6.15-17). Anjos apareciam, algumas vezes, como homens comuns. Outras vezes eles brilhavam, luminosos e belos, como os que as mulheres viram no túmulo de Jesus (Mateus 28.2, 3/ Lucas 24.4). Os anjos estavam cercados de luzes brilhantes quando o nascimento de Jesus foi anunciado (Lucas 2.9). O anjo que apareceu a Pedro na prisão estava também rodeado por uma luz. (Atos 12.7)
Como os anjos servem a Deus? - Os anjos são os mensageiros de Deus. Eles, às vezes, mostravam às pessoas as respostas de Deus aos problemas (Gênesis 22.11, 12/ Atos 10.3), contavam os planos especiais de Deus (Juízes 13.3/ Mateus 1.20, 21/ Lucas 1.11-13, 28), advertiam do perigo (Gênesis 19.1-17/ Mateus 2.13, 14), e revelavam o caminho de Deus (Gênesis 24.7/ Atos 8.26). Os anjos são também os auxiliares de Deus para consolar seu povo nos momentos de necessidade e tristeza. Em Gênesis 28.11-13, Deus permitiu que Jacó visse anjos, seus auxiliares, subindo e descendo do céu, ao prometer a Jacó seu cuidado constante. Um anjo abriu os olhos de Agar para ver um poço de água (Gênesis 21.17-19); um anjo levou alimento ao exausto Elias (1Reis 19.2-7). E Deus enviou anjos para salvar o seu povo do perigo. Anjos fecharam a boca dos leões para não atacarem Daniel (Daniel 6.21, 22), e libertaram Pedro da prisão (Atos 12.7-10). Anjos também cuidaram do mendigo Lázaro na sua morte (Lucas 16.22)
Deus envia anjos para cumprir os seus juízos. Um anjo matou um exército de 185 mil em uma noite! (Isaías 37.36). Quando Herodes se rebelou contra Deus, um anjo o feriu e ele morreu (Atos 12.21-23). O Livro de Apocalipse afirma que os anjos participarão dos juízos finais de Deus sobre a terra (Apocalipse 8.9)
Os anjos vigiam os crentes? - Muitas vezes, quando os anjos de Deus apareceram ao seu povo, as suas primeiras palavras foram “Não Temais”. Deus nos ama e quer que confiemos no seu cuidado, e não tenhamos medo. Os anjos são uma maravilhosa demonstração da provisão amorosa de Deus para nós. Mesmo, atualmente, eles protegem e ajudam os que pertencem ao Senhor (Hebreus 1.13-14/ Salmo 34.7; 9.11). É possível que todos os que já nasceram de novo tenham um anjo de proteção (Hebreus 1.14). A palavra de Deus diz que as crianças têm anjos que estão sempre na presença de Deus (Mateus 18.10)
Como os anjos se comparam às pessoas?
As frases abaixo indicam as semelhanças e diferenças entre os anjos e as pessoas:
ANJOS: Os anjos são mais poderosos do que os homens, mas não são todo-poderosos.
PESSOAS: Os filhos de Deus são muitas vezes protegidos por anjos. Os crentes serão um dia exaltados acima dos anjos.
ANJOS: Os anjos não experimentam a salvação, porque nunca pecaram; Jesus não morreu pelos anjos, mas eles estão interessados na salvação (1 Pedro 1.12)
PESSOAS:Todos pecaram e precisam de salvação. O Senhor Jesus morreu para pagar pelos nossos pecados (Romanos 3.23).
ANJOS:Os anjos adoram a Deus (Hebreus 1.6)
PESSOAS:Devemos adorar a Deus e não aos anjos (Colossenses 2.18)
ANJOS: Os anjos podem aparecer e desaparecer num instante, eles, aparentemente, viajam, às vezes, entre a terra e o céu.
PESSOAS:Nossos corpos humanos estão limitados ao tempo e ao espaço.
ANJOS:A Bíblia nunca indica que os anjos podem morrer ou serem mortos.
PESSOAS: Nossos corpos podem morrer, mas se confiamos no Senhor Jesus, iremos estar com Ele. Recebemos corpos novos e perfeitos, que viverão para sempre. Não seremos anjos. De fato, iremos julgar os anjos. (1 Corintios 6.3).

A Bíblia menciona os anjos 248 vezes. Eles são reais e desempenham parte vital no plano de Deus para o mundo. Mas os anjos jamais devem ser o nosso foco; Deus quer que sempre olhemos para Ele.Os anjos são mais poderosos do que os homens, mas não são todo-poderosos.
(TEXTO EXTRAÍDO DA BÍBLIA DE RECURSOS PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS - APEC)

 Lição para a criança -  Texto Bíblico: Atos 12: 5-11
Versículo para memorizar: Salmo 34: 7 "O Anjo do Senhor fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo".
Objetivo do professor: Que a criança seja capaz de agradecer a Deus por ter feito os anjos para ajudá-la.
Ensino principal à criança: Deus quer que você criança saiba que Deus envia anjos para te ajudar e te proteger do perigo. 
Introdução ao tema: Antes de Adão e Eva serem criados. Deus fez milhões de anjos. (Apocalipse 5:11 fala de milhões e milhões de anjos) Ele fez os anjos para amar, louvar, obedecer e servir a Ele. Um anjo é um mensageiro, um enviado de Deus para ajudar seus servos.Eles moram com Deus no céu. Nós não podemos falar com eles, mas eles nos vêem e nos ouvem. Os anjos foram feitos para nos ajudar e nos proteger a mando de Deus. Abramos a nossa Bíblia e vamos ler Salmo 34:7 e Mateus 18:10. Como vimos, os anjos ajudam aqueles que temem a Deus.
A Bíblia traz muitas histórias em que os anjos foram enviados para ajudar os servos de Deus. Em certas ocasiões, eles foram enviados para transmitir uma mensagem de Deus para seus servos. Algumas vezes, os anjos foram vistos pelos homens. Eles tomaram forma de homens para poder cumprir a missão para qual foram designados. Assim, as pessoas puderam ter a certeza de que eles existem. Os anjos também têm nome . A Bíblia nos revela o nome de apenas dois deles. Um significa "Homens de Deus" e o outro, "Quem é como Deus?" É Gabriel, que falou com Maria que Jesus ia nascer; e Miguel, que é o líder dos demais anjos.
Nós não sabemos os nomes de outros anjos, mas sabemos que eles são diferentes uns dos outros e que têm trabalho diferente para fazer. Alguns anjos têm a função de louvar a Deus. Outros, de levarem uma mensagem. Outros, de protegerem os servos de Deus. Podemos descobrir através dos textos bíblicos  sobre o que um serafim e um querubim,  anjos com funções específicas. Em Isaías 6:2 podemos descobrir que  serafins são anjos que vigiam e guardam o trono de Deus; e em Ezequiel 10: 14 e 21  descobrimos que querubins são anjos que protegem lugares sagrados como o paraíso (Jardim do Éden) e a arca da aliança. Hoje em dia muitas pessoas falam muitas coisas sobre anjos. Vamos tentar descobrir o que é verdade sobre os anjos.
Através da lição bíblica de hoje veremos como o anjo é importante, mas mais importante ainda é ter o Senhor Jesus como o Salvador .

Introdução à lição: Se um  garoto mais forte que você ameaçá-lo na escola, para quem irá pedir ajuda, um amigo mais fraco que você, seu pai ou o diretor da escola? É claro que você deve contar com a ajuda de alguém que seja mais forte que seu inimigo. Na grande batalha da vida Deus envia seus anjos muitas vezes para ajudar os crentes em apuros. E nessas ocasiões, podemos ter a certeza do amor e cuidado de Deus por nós. Vejamos um exemplo, através da Bíblia:
Depois que os discípulos receberam o poder do Espírito Santo, passaram a ensinar a Palavra de Deus em todos os lugares que podiam, contando como Jesus morreu numa cruz e viveu de novo. Pregavam sobre a salvação em Jesus Cristo com muito poder e entusiasmo e o número cristãos aumentou grandemente. Pedro era um desses discípulos de Jesus.
Certo dia, um rei mandou prender Pedro porque não gostava dos discípulos de Jesus e das pessoas que obedeciam a palavra de Deus.Ele tinha mandado matar muita gente que confiava em Deus. Mas Pedro tinha muita fé e coragem. Ele sabia que Jesus cuidaria dele, por isso dormia tranquilamente, mesmo estando preso com duas correntes, entre dois soldados; e guardas de vigia no portão da cadeia. A igreja estava reunida orando, pedindo a Deus que cuidasse do discípulo preso.
E naquela mesma noite, de repente, um anjo de Deus apareceu na prisão, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse:
 - Levante-se depressa!
Então as correntes caíram das mãos dele.
- Aperte os cintos e amarre as sandálias! - disse o anjo.
E Pedro fez o que o anjo mandou.
 - Ponha a capa e venha comigo! - ordenou o anjo.
Pedro levantou-se e as correntes ficaram no chão. Pedro foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão. Os soldados pareciam não ver nada. Ele seguia o anjo pelos corredores da prisão, cujas portas iam se abrindo para que eles passassem. Todos os guardas estavam no lugar e nada perceberam. Finalmente livre, o anjo o deixou sozinho.
Depois que o anjo deixou Pedro sozinho, ele disse: - "Agora sei que tudo é verdade. Deus mandou o seu anjo para me livrar do rei e dos inimigos". Depois disso ele foi para a casa dos amigos. Eles ainda estavam reunidos, fazendo suas orações. Quando viram Pedro, ficaram muito felizes e todos agradeceram a Deus por ter atendido suas orações.
O anjo que Deus enviou tinha a função de ajudar. Pedro, por ser um discípulo de Jesus, foi ajudado por um anjo. Ele teve o privilégio de, num momento difícil, ter  sido protegido por Deus.  Ele foi protegido naquele momento porque era a vontade de Deus. Foi Deus quem salvou a  Pedro, usando um anjo, porque ele simplesmente estava cumprindo a vontade de Deus. Os anjos ajudam as pessoas a mando de Deus!
Ensino à criança: É maravilhoso sabermos que Deus envia os seus anjos para nos ajudar e nos proteger em situações difícieis, mas é melhor ainda sabermos que somos amados por Deus. É importante lembrar que os anjos são apenas servos de Deus e que eles mesmo  cultuam a Deus. Os anjos também cultuam a Jesus, que Deus enviou para ser o nosso Salvador. Aquele que crer em Jesus terá a salvação, e poderá pregar esta salvação, coisa que nem os anjos podem fazer. É muito bom ser um crente em Jesus!
Oração: Vamos agradecer a Deus  pelo seu tão grande amor e cuidado por nós. Faça também apelo, dando oportunidade para a criança não salva, receber Jesus como Salvador. 

Atividades na classe:

1) Coloque em balões papéis com as seguintes perguntas:
 - O que é um anjo?
 - Quais algumas tarefas dos anjos?
- Qual o nome do anjo cujo significado é "Homem de Deus"?
 - Qual o nome do anjo cujo significado é "Quem é como Deus"?
 - Os crentes são anjos?
 - Qual é a tarefa que o anjo não pode fazer?
 
2) Cite os fatos abaixo sobre os anjos e peça para as crianças gritarem verdade e ficar em pé se o fato é verdadeiro, mas devem gritar falso e permanecer sentados se não é verdade. Repita até que as crianças acertem as respostas:
Devemos orar aos anjos. (F)
Todos os anjos são iguais. ( F) 
Um serafim é um tipo de anjo. (V)
Um anjo visitou Maria. (V)
Há 5.000 anjos. (F)
Os anjos moram na terra. (F)
Um querubim é um tipo de anjo. (V)
Os anjos gostam de ser cultuados. (F)
OS anjos ajudaram a Jesus. (V)
Uma tarefa dos anjos é evangelizar. (F)
Os anjos são servos de Deus. (V)
Os anjos que compramos nas lojas podem nos ajudar na hora do perigo. (F)

3) As crianças podem encenar ou ilustrar os anjos na vida de Jesus.
Alguns exemplos:
Anunciando o nascimento de Jesus - (Lucas 2: 8-10)
Ajudando depois que ele foi tentado - (Mateus 4:10-11)
Dando forças a Jesus quando ele estava orando no jardim do Getsêmani - 
( Lucas 22; 41-43)
Anunciando que Jesus ressuscitou - (Mateus 18: 1-2)
Explicando aos discípulos o que aconteceu quando Jesus voltou aos céus - (Atos 1:10-11) 
      
4) Ginástica de Deus:
Reforce a palavra de que “Deus nos protege do mal”, fazendo a seguinte brincadeira: Agora, crianças, vamos fazer ginástica. Todos de pé, repetindo o exercício: (vá falando e fazendo os gestos apropriados.)
Deus cuida de mim (aponte os indicadores para o próprio peito.)
Deus me cerca por cima (levante bem os braços, e movimente as mãos acima da cabeça, como se fizesse uma barreira.)
Deus me cerca por baixo (curve-se e faça a mesma “barreira” junto aos pés.)
Deus me cerca de um lado(lance ambos os braços ao redor do corpo, pela esquerda)
Deus me cerca de outro lado (repita o mesmo movimento para a direita.)
Deus me cerca por trás (leve os braços às costas, abraçando-se por trás.)
Deus me cerca pela frente (abrace-se pela frente), e eu fico bem guardado! O diabo não pode me fazer mal!

Memorização do versículo: Salmo 34:7 - "O Anjo do Senhor fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo".
                                                                                                    
Introdução: Você já passou por alguma situação difícil e teve a certeza que foi Deus que te livrou ou te ajudou?  Professor, deixe as crianças responderem depois pergunte se alguma criança  gostaria de contar alguma dessas experiências ou conte você um testemunho.
Apresentação do versículo: Leia na Bíblia e também no seu visual.
Explicação: Os anjos são designados por Deus para ficarem ao nosso redor e nos livrar do mal.
Aplicação: Não estamos sozinhos, há um exército invisível ao nosso redor! Deus envia seus anjos para nos ajudar!
Deus sempre está no controle de tudo. Mesmo que não entendamos muitas coisas que acontecem. Quando nos encontramos numa situação difícil, sempre temos que lembrar disso e apenas aquietar o nosso coração diante da sua presença. O Senhor nosso Deus, protege cada um dos que lhe obedecem e pode nos livrar de qualquer situação difícil.
Aqueles que procuram a Deus por sua proteção e livramento deve compreender que a libertação pode ter lugar, muitas vezes de formas inesperadas e imprevistas. O Senhor está acampado aonde estivermos, independente da situação Ele sempre está olhando por nós, nos protegendo e nos defendendo. Porém se você está passando por situações de adversidades, lembre-se que essas lutas vão servir para seu crescimento, e esse tempo logo irá passar e a vitória do Senhor estará sobre você.

Memorização: Fale o versículo e depois diga para as crianças repetirem até que todos tenham memorizado. Pode ser assim: Repete quem estiver de azul, vermelho,  rosa, amarelo, de tênis, óculos, sandálias, etc...

Sugestões de desenhos para serem utilizados na classe:








Nenhum comentário:

Postar um comentário