quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

" A parábola do tesouro escondido" - lição para 20/02/11

Lição 3 - O tesouro escondido
Mateus 13:44


Sugestão de ilustração que você poderá utilizar para os seus alunos.
( Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir). 



Versículo para memorizar: - Mateus 6:33
"Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

Introdução: Leve recortes de revistas com gravuras de bens materiais: carro, casa, brinquedos, bicicleta, video game, computador, celular, roupas, tênis, etc...
Faça a seguinte pergunta: trouxe várias gravuras para vocês (mostre as gravuras, depois pergunte: vocês sabem o porquê dessas gravuras? Espere respostas!)
Depois explique: essas gravuras representam algumas coisas que as pessoas desejam ter.
Pergunte: Há mais algumas coisas além dessas que você gostaria de ter? Espere respostas!
Depois diga que o Senhor Jesus nos ensina através da Sua Palavra algo muito importante para as nossas vidas a respeito deste assunto.
Vamos ver!

Apresentação: leia o versículo na Bíblia, depois no visual.
Explique o versículo: - Jesus está dizendo que devemos buscar, isto é, procurar até encontrar, e tem que ser em primeiro lugar, tem que ser o nosso alvo.
Esse alvo é encontrar o reino de Deus e a sua justiça: mas vamos ver como podemos encontrar?
A primeira coisa a fazer é receber o Senhor Jesus como Salvador para tornar-se um cidadão do reino de Deus.
Quando recebemos Jesus no nosso coração significa que entendemos que Deus nos ama  tanto e por causa deste amor é que Ele enviou o Seu único filho, o Senhor Jesus, o filho perfeito de Deus, sem pecados, para morrer em nosso lugar. Jesus morreu na cruz para pagar o castigo do meu e do seu pecado.
Jesus nunca pecou, mas morreu no lugar de cada um de nós pecadores.
Isto significa a justiça de Deus.
O versículo diz também que quando procuramos obedecer os seus mandamentos e colocamos em prática tudo o que aprendemos, Ele supre as nossas necessidades!
Os versículos anteriores falam sobre isso: não devemos ficar preocupados com o que vestir, o que comer...

Aplicação: - Deus quer que você não fique só querendo as coisas deste mundo, porque são passageiras. Quando você possui algo que tanto quer, logo perde a graça e quer outra coisa diferente.
Mas quando você busca primeiro as coisas de Deus, você fica satisfeito, feliz e com certeza obras maiores Ele fará através da sua vida.

Memorização: Meu mestre mandou...
Meu mestre mandou falar o versículo pulando, segurando a ponta do nariz, coçando a cabeça, fazendo careta, com a mão no joelho, etc...


Esboço lição 3: - O Tesouro Escondido

Base Bíblica: Mateus 13.44
Versículo para memorizar: Mateus 6:33
Objetivo para o professor: Que a criança creia que o Senhor Jesus e o seu reino são mais importantes do que tudo que existe neste mundo.
Ensino principal: Deus quer que você criança tenha o Senhor Jesus como único Rei em sua vida, e que o reino de Deus seja mais importante do que todas as coisas deste mundo.

Introdução: Historieta
Conta-se que uma senhora, já bem idosa, entrou em uma agência de seguros e se dirigiu ao balcão de atendimento dizendo:
- Posso parar de pagar um seguro que meu marido fez? Ele morreu faz um bom tempo, e não tenho mais condições de continuar a fazer os pagamentos!
O atendente verificou o que ela trouxe e constatou que aquela apólice valia muito dinheiro, uma verdadeira fortuna.
Aquela pobre senhora era rica, mas não tinha a menor idéia disso! Ninguém havia lhe explicado como funcionava as apólices de seguros!
Talvez você também não saiba que como um filho de Deus, você é muito rico!
Jesus contou uma parábola em apenas um versículo explicando sobre está riqueza. Vamos ver como é?

Andamento:
Conte a parábola com suas próprias palavras ou leia na Bíblia e depois comece a explicar:
- O Reino de Deus está dentro de todo aquele que recebe o Senhor Jesus como Salvador.
- O tesouro escondido é o próprio Senhor Jesus, o maior tesouro que alguém pode descobrir.
- O campo é o mundo que Jesus veio habitar.
- O homem representa o pecador (eu e você) que encontra o tesouro que é Jesus.
- Quando o pecador encontra o tesouro que é o Senhor Jesus deixa as outras coisas que preenche a sua vida e que não agradava a Deus e volta para tomar posse do tesouro para sempre: o reino de Deus e a vida eterna.

Aplique à vida da criança:
Jesus quer ser o único rei na sua vida! Se você ainda não o recebeu como seu salvador pode fazer isso hoje.
Deus quer que você receba todas as riquezas do seu reino.
Vamos ver algumas riquezas?
(Professor, acrescente ou diminua conforme a faixa etária das suas crianças.)
1) Amor = é o amor, que somente Ele pode nos dar, um amor puro chamado amor ágape.
2) Paz = a paz que tira toda ansiedade, preocupação e nos ajuda a ter confiança em Deus.
3) Salvação = que nos liberta do pecado.
4) Vida Eterna = que é viver para sempre ao lado de Deus.
5) Cura = a cura das nossas emoções, enfermidades.
6) Libertação = de vícios, opressões, ou coisas que não agradam a Deus.
7) Dá uma família espiritual: Todo aquele que tem o Senhor Jesus no seu coração faz parte da família de Deus.
8) Alegria = uma alegria verdadeira, que não passa.

- Deus quer que você busque esse valioso tesouro todos os dias, porque somente o tesouro que Deus quer lhe dar vai deixar você feliz de verdade.
Por isso você não deve ter as coisas deste mundo como mais importante que as coisas do reino de Deus.
Se você assim o fizer, Jesus irá suprir todas as suas necessidades como aprendemos no versículo de hoje.
Professor,faça apelo para que as crianças que ainda não receberam o Senhor Jesus como salvador tenham oportunidade de fazê-lo...
Ore com as crianças: Senhor Deus, nos ajude sempre sermos obedientes, fazendo a tua vontade e colocando o Senhor em primeiro lugar na nossa vida.

Atividade em classe:
Material: caixas ou baús pequenos.
Em um baú coloque algumas bijouterias, representando as riquezas deste mundo.
Em outro baú coloque palavras relacionadas com o fruto do Espírito.
Fale as crianças: tenho aqui esses dois baús com riquezas diferentes uma da outra.
Um baú contém riquezas do mundo e o outro riquezas de Deus.
Entregue duas folhas de sulfite para cada criança e peça para desenhar ou escrever várias riquezas do mundo em uma folha, e na outra as riquezas do reino de Deus.

Desafio: Leve essas duas folhas de sulfite para casa e nesta semana lembre-se de colocar as riquezas do reino de Deus em primeiro lugar. Ore para que Deus te ajude a confiar que em tudo Ele vai suprir as suas necessidades. Coloque as folhas em um lugar onde você possa vê-las todos os dias.

Ao professor:

Jesus contou essa pequena parábola sobre um "tesouro escondido". Ele estava aproveitando este tema tão cativante para ensinar sobre o reino dos céus. Afinal, quem não gostaria de descobrir um valioso tesouro?
Na sua história, ele compara o reino dos céus com um tesouro escondido.
Mas que tipo de pedras preciosas deveriam estar enterradas naquele campo?
Ouro, prata, diamantes, pérolas? Na verdade esse tesouro não tem nada disso, não tem pedras preciosas, não tem riquezas deste mundo.
O tesouro que Jesus quer que busquemos para a nossa felicidade é outro. É encontrar o reino dos céus. E esse tesouro só encontramos quando recebemos a Cristo como nosso salvador e passamos a fazer a vontade de Deus.
Dentro deste tesouro chamado reino dos céus encontramos jóias preciosas tais como: paz, justiça, alegria no Espírito Santo, salvação, cura, prosperidade, amor, bondade, libertação, uma família espiritual...
Deus quer o melhor para os seus filhos. Por isso nos reservou todos esses tesouros!
Tome posse todos os dias deste precioso tesouro e compartilhe com suas crianças.
Distribua o máximo que você puder, e com certeza ele nunca irá se acabar!
Encherá cada vez mais até transbordar. Aleluia!

Mais sugestões de ilustrações e atividades





6 comentários:

  1. muito bom gostei da sugestão da aula,espero por mais postagens,abraços e deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. muito boa as histórias que falam do tesouro escondido.Atualmente a busca por bens materiais é muito grande e pouca procura pelo verdadeiro tesouro que é Jesus.
    parabéns

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa esta aula, parabéns e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. maravilhosa essa aula,muito gratificante, obrigada por sempre está nos ajudando com essas sugestões, preciso muito,sempre será bem vindo...

    ResponderExcluir
  5. maravilhosa essa aula,muito gratificante, obrigada por sempre está nos ajudando com essas sugestões, preciso muito,sempre será bem vindo...

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa essa aula! Obrigada por estar compartilhando naquilo que Deus te capacitou.Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir