sábado, 23 de abril de 2011

Parábola da viúva e o juiz iniquo - lição para 24/04/11





Lição 12 – A viúva e o Juiz – Base Bíblica Lucas 18: 1 a 8

Versículo para memorizar: 
Mateus 7: 7a e b – "Peçam e vocês receberão, procurem e vocês acharão".

Objetivo do Professor: Que a criança ore sem desanimar, sempre com fé, confiando que Deus atende as suas orações.
Ensino principal à criança: Deus quer que você seja persistente nas suas orações, sem  desanimar, mas confiando  que ele ouve e atende as suas orações.

Introdução: Testemunho – Aconteceu no bairro de Vila Maria em São Paulo: Darci trabalhava com salgados, bolos e doces,  certo dia recebeu uma encomenda de um homem que organizava festas, era uma encomenda muito grande, mas depois que foram entregues os kits para a festa, o homem disse:  -Pagarei  somente quando puder.
Darci em silêncio, não respondeu nada ao homem. Mas ao chegar em casa fechou a porta de seu quarto e orou a Deus da seguinte forma: - Senhor, tu és a minha esperança, a minha justiça , coloco em tuas mãos esta causa, pois tu és o justo juiz e fará conforme te apraz. Se possível , envie anjos para que façam essa cobrança para mim.
E em uma tarde em sua casa, o homem toca a campainha assustado com o dinheiro para quitar a dívida com a Darci, e disse: - Oh Dona Darci, calma né, eu ia pagar, mas você pega e me manda dois seguranças pra me cobrar. Homens altos e com grande autoridade, fiquei com medo e vim quitar logo essa dívida.
E você o que faz quando tem um problema muito sério para ser resolvido e percebe que sozinho não conseguiria encontrar uma solução? Talvez hoje mesmo você tenha um problema assim!

Andamento: Jesus contou uma parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar.Vamos ouvir essa parábola?
Em uma certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém. (Esse juiz era egoísta, não amava a Deus e nem se preocupava com as pessoas, cuidava apenas de si mesmo). Nesta cidade também morava uma viúva (as viúvas tinham um lugar de destaque na Bíblia. Na época de Jesus, eram até certo ponto desprezadas, dependia de seus filhos ou de caridades.Uma viúva sem filhos era destinada, na maioria das vezes a pedir esmolas e a viver na miséria. Eram pobres e portanto não tinham alguém para protegê-las ). Essa viúva sempre procurava aquele juiz para pedir justiça, dizendo: - Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu inimigo!( Não foi revelado a sua causa urgente. Ela fora injustiçada e buscava apenas justiça na questão com o seu adversário.)
Durante muito tempo o juiz não quis julgar o caso da viúva, (Não sabemos quanto tempo essa viúva  ia procurar esse juiz para defender sua causa, mas certamente foram muitas vezes, ou até muitos meses ou até anos , mas sabemos que era persistente, não desistia.
Deus quer que você também não desista, mas seja persistente na oração, tendo fé, sem nunca desanimar, crendo que Deus ouve e atende as suas orações), como por exemplo: talvez seja uma doença, passando por necessidades financeiras, dificuldades na escola, brigas entre seus pais, etc.(dê exemplos de acordo com  a realidade dos seus alunos).

Clímax: O juiz, depois de muito tempo, pensou assim: - É verdade que eu não temo a Deus e também não respeito ninguém. Porém, como esta viúva continua me aborrecendo, vou dar a sentença a favor dela. Se eu não fizer isso, ela não vai parar de vir me importunar.
Julgou o caso e a viúva o deixou em paz.

Conclusão: O Senhor Jesus continuou ensinando os discípulos dizendo: - Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. É certo que Deus, que é o justo juiz, vai atender às pessoas que pedem ajuda a Ele.
Por isso, ore sempre e nunca desista!

Ensino à criança: De maneira nenhuma Jesus quis assemelhar Deus com esse juiz. O caráter de Deus é completamente diferente: Deus é perfeitamente justo, Deus é bom, é misericordioso, é fiel, é poderoso...
Por isso Ele é a melhor pessoa a quem devemos recorrer quando precisamos de ajuda. Jesus nos ensina através desta parábola que eu e você devemos orar sempre, e nunca desanimar! Até que Deus responda as nossas orações.
Jesus nos ensina também que precisamos aprender a aceitar as respostas de Deus, mesmo quando elas não condizem com a nossa vontade.
Outra verdade é que o tempo de Deus não é o nosso tempo. O que parece demorado, pode ter um propósito maior que não entendemos no momento. Também NÃO é resposta de oração. Deus é Deus! Ele é soberano! A nossa oração pode movê-lo em nosso favor, mas Ele é Pai! Sabe o que é melhor para nós, e sabe dizer NÃO quando isso é melhor! 

Oração: Querido Deus, obrigado por ouvirdes e atenderes as nossas orações. Pedimos que nos ajudes a permanecermos firmes na fé. Em nome de Jesus, amém.
Faça apelo dando oportunidade a criança que ainda não tem Jesus como salvador.

Atividade em classe: Faça um semáforo e compare com as respostas que Deus dá para as nossas orações: Verde(atende prontamente), Amarelo(espere), Vermelho( não). Dê exemplos de personagens da Bíblia ou alguns testemunhos seus ou conhecidos, por exemplo: - George Muller orou por cinqüenta anos pela conversão de seu amigo, até que ele se converteu.

Memorização do versículo: Mateus 7:7a e b – "Peçam e vocês receberão, procurem e vocês acharão".

Introdução: 

História: O tapetinho vermelho
Uma pobre mulher morava em uma humilde casa com sua neta, que estava muito doente.Como não tinha dinheiro para levá-la a um médico e, vendo que, apesar de seus muitos cuidados, a pobre menina piorava a cada dia, com muita dor no coração, resolveu deixá-la sozinha e ir à pé até a cidade mais próxima, em busca de ajuda.   
No único hospital público da região, foi-lhe dito que os médicos não poderiam se deslocar até sua casa; ela teria que trazer a menina para ser examinada. Desesperada, por saber que sua neta não conseguiria sequer levantar-se da cama, ao passar em frente a uma igreja resolveu entrar. Algumas senhoras estavam ajoelhadas fazendo suas orações.                                           
Ela também se ajoelhou. Ouviu as orações daquelas mulheres e quando teve oportunidade, também levantou sua voz e disse:"Olá, Deus, sou eu, a Maria. Olha, a minha neta está muito doente. Eu gostaria que o Senhor fosse lá curá-la. Por favor. Anote aí, Deus, o endereço."
As demais senhoras estranharam o jeito daquela oração, mas continuaram ouvindo.É muito fácil, é só o Senhor seguir o caminho das pedras e, quando passar o rio com a ponte, o Senhor entra na segunda estradinha de barro. Passa a vendinha. A minha casa é o último barraquinho daquela ruazinha.       As senhoras que tudo acompanhavam esforçavam-se para não rir. Ela continuou: "Olha Deus, a porta tá trancada, mas a chave fica embaixo do tapetinho vermelho na entrada. Por favor, Senhor, cure a minha netinha. Obrigado." E quando todas achavam que já tinha acabado, ela complementou: "Ah! Senhor, por favor, não se esqueça de colocar a chave de novo embaixo do tapetinho vermelho, senão eu não consigo entrar em casa. Muito obrigado, obrigado mesmo."       
Depois que a Dona Maria foi embora, as demais senhoras soltaram o riso e ficaram comentando como é triste descobrir que as pessoas não sabem nem orar. Dona Maria, ao chegar em casa não pode se conter de tanta alegria, ao 
ver a menina sentada no chão, brincando com suas bonecas.     
"Menina, você já está de pé?"
E a menina, olhando carinhosamente para a avó, disse: "Um médico esteve aqui, vovó. Deu-me um beijo na testa e disse que eu ia ficar boa. E eu fiquei boa. Ela era tão bonito, vó! Sua roupa era tão branquinha que parecia até que brilhava. Ah! ele mandou lhe dizer que foi fácil achar a nossa casa e que ele ia deixar a chave debaixo do tapetinho vermelho, do jeitinho que você pediu."

Vamos abrir a Bíblia e meditar no versículo de Hoje: Ler bíblia e depois no visual.

Explicação do versículo: Quem está dizendo este versículo é o próprio Jesus e Ele está falando que temos que pedir em oração, falando para Deus e crendo, Ele diz que receberemos. E também Ele diz que não devemos desistir, procurar até encontrar, isto é orar e nunca desanimar até acharmos ou encontrarmos a resposta.

Aplicação: Deus quer que você fale para Ele em oração aquilo que está precisando e  nunca desanime, mas sempre confie na resposta, porque Deus te ama e quer sempre o melhor para você.

Memorização: Repita o versículo até memorizar: Alto e baixo – Divida em dois grupos as crianças, o primeiro grupo fala a primeira parte bem alto e o segundo grupo a segunda parte bem baixo. Depois troque e assim por diante até memorizar. Para finalizar peça para falarem todos juntos, uma vez alto e outra vez baixo.

Nota ao professor: Mateus 21:22 – Jesus diz, se você crer verdadeiramente, estará desejoso de esperar e aguardar uma resposta de Deus. E não vai lhe importar quanto tempo levará. Você se agarrará à fé, crendo que Ele responderá! Salmo 34: 10 diz: "Aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará. Marcos 11:20 a 26 diz: "Vá para o teu lugar secreto com regularidade e busque-o de todo o seu coração". Eis a resposta que você deve dar para restaurar um casamento, a favor de membros da família não salvos, para toda a necessidade de sua vida. As respostas dEle podem não vir da noite para o dia. Contudo, Deus fará a obra no tempo dEle e da maneira dEle. A parte que cabe a você é confiar que ele é fiel em responder – porque VOCÊ é Seu filho amado.

Um comentário:

  1. boa noite, meu nome é Claudia , trabalho com Ministerio Infantil e gostei muito desse blog, tem todos os conteudos que preciso.

    ResponderExcluir