domingo, 10 de abril de 2011

"A parábola do empregado mau" - lição para 10/04/11

Sugestão de vídeo:


Lição 10 - O empregado mau 
Texto Bíblico - Mateus 18: 23 - 35
Versículo para memorizar: Mateus 6:14 - "Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês."
Objetivo do Professor: Que a criança aprenda o significado do perdão, que desenvolva um coração disposto a perdoar, e saiba que assim como Deus nos perdoou assim devemos perdoar.
Ensino principal à criança: Deus quer que você perdoe assim como Ele te perdoou.
Introdução:  História - A formiguinha Teca era muito trabalhadeira. Ela morava no formigueiro da mangueira, que era o maior de todos os formigueiros.Tudo era muito limpo , em ordem, nenhuma poeira e nada fora do lugar. Ela dava ordem e as outras formiguinhas obedeciam. Ninguém podia errar, porque ela ficava muito brava, e não perdoava.
Um dia a formiguinha Zizi veio chorando: - "Desculpe, formiga Teca, mas eu não limpei direito o corredor, e a formiguinha Lili escorregou e caiu." A formiga Teca não desculpou. E como castigo fez a formiguinha Zizi limpar très vezes o corredor. Em outra ocasião foi a formiguinha Mel que errou a quantidade do açucar no doce. Levou o maior pito e ainda a formiga Teca gritou assim: - NÃO DESCULPO NÃO!!! Não vê que não pode errar? E como castigo fez ela comer todo o doce açucarado. Nem se preocupou se a formiguinha Mel  poderia ter uma dor de barriga.
Desta maneira ninguém podia errar no formigueiro, porque a formiga Teca não perdoava. Ela pensava que ela fosse perfeita e achava que nunca iria fazer nada de errado.
Até que um dia....
Ela se esqueceu de ir ao mercado das formiguinhas e fazer compras das coisas que precisavam no formigueiro.
Foi um desastre! Nenhuma formiguinha podia varrer, lavar a louça ou as roupas, cozinhar e até mesmo costurar, porque faltava tudo: sabão, vassoura, comida, linha, etc.....
Ai a formiga Teca veio toda sem graça, demostrando humildade e disse: "Vocês me perdoam? Eu esqueci de fazer as compras no mercado..."  
Será que as outras formigas vão perdoar a formiguinha Teca?
Sabem de uma coisa? Para sermos perdoados, nós precisamos aprender a perdoar.
Vamos ver o que Jesus nos ensina através desta parábola que está escrito na Bíblia!
Um dia Pedro preocupado chegou perto de Jesus e perguntou: - Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?
(Segundo os ensinamentos judeus um ofensor arrependido deveria perdoar quatro vezes. Pedro embora mais generoso, estava mesmo assim estabelecendo um limite além do qual não precisaria perdoar - nota: "Bíblia de Recursos para o Ministério infantil ")
  - Não!  - respondeu Jesus. - Você não deve perdoar sete vezes, mas até setenta vezes sete.    ( Jesus quer dizer com isso que não se deve colocar limites para se perdoar, mas perdoar quantas vezes for necessário!). Jesus contou esta parábola para que Pedro pudesse compreender a importância de se perdoar. Escutem com atenção.     
(Professor conte a parábola com suas próprias palavras ou prepare antecipadamente a peça Teatral).
Teatro (fantoche ou representação teatral) 
Personagens: Rei,  1º empregado, 2º  empregado e narrador.
Rei: (aparece sem dizer nada com uma nota de Real na mão )e o narrador diz: - Certa vez, um rei, muito justo, resolveu acertar todas as contas que tinha com os empregados. Todos os que lhe deviam algum dinheiro, foram chamados à sua presença. Um a um, todos iam pagando o que lhe deviam. Mas...espere. Creio que estou enganado: todos não. Vejam, vem ai alguém que não pode pagar.
1º Empregado -( Surge com ares de medo e desconfiança) - Oh, meu senhor! Sei que devo milhões de moedas de prata...
Rei - Sim, sim, isto eu sei também. Agora eu quero é ver o meu dinheiro. vamos logo, pague o que deve.
1º Empregado - Mas senhor, é isto mesmo que preciso lhe dizer. Eu não tenho este dinheiro . Não posso lhe pagar agora.
Rei - Ah, não tem dinheiro?! Mas você é casado, não é?
1º Empregado - Sim, meu rei. Minha esposa está em casa cuidando de nossos filhos.
Rei - ( Gritando bem alto.) Venham, meus empregados, peguem este homem,  a sua esposa e seus filhos e vendam como escravos para pagar o que deve.
1º Empregado - (se ajoelhando diante do rei) disse: - Meu senhor, tenha paciência comigo. Vou trabalhar bastante e lhe pagarei tudo, tudo,senhor!
Rei - Levante-se. Sua dívida está perdoada. Pode ir embora. Não me deve mais nada.
1º Empregado( Sai, pulando de alegria.) iupiiiii.....estou livre!              
(Sai o rei ) 
Narrador - Pouco termpo depois, este empregado, o que foi perdoado pelo rei, encontrou um outro empregado do rei , seu conhecido, que lhe devia cem moedas de prata. Sabem o que ele fez? Vejam só, que malvado!
1º Empregado - ( Surge conversando com o outro empregado)  Ah, que bom encontrar você, meu amigo. Você me deve cem moedas de prata, lembra-se? - Eu quero receber isto agora!
2º Empregado - (se ajoelha aos pés do companheiro) "Seja paciente comigo, e eu lhe pagarei tudo."
1º Empregado - Não, não posso ter paciência. Se não puder me pagar, você vai preso.
2º Empregado - Mas eu lhe prometo: Vou trabalhar bastante e lhe pagarei toda a dívida.
1º Empregado(Agarra o 2º com força e o conduz para fora)dizendo:  - Nada disso. Se não pode me pagar, vai para a cadeia agora mesmo.
 ( Os dois se retiram)
Narrador: Sabem? - Os companheiros dos empregados viram tudo e ficaram muito tristes. E foram contar para o rei. Eles disseram:  - Sabe, senhor rei - aquele empregado a quem o senhor perdoou a dívida, não quis perdoar a dívida do seu companheiro. Ele o colocou na prisão!
( O rei entra em cena e logo em seguida o 1º empregado) 
Rei - Venha até aqui!
1º empregado - Aqui estou, meu senhor.
Rei - Empregado mau! - Não devia você, igualmente, também se compadecer do seu companheiro, assim como eu também me compadeci de você? Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo que você me devia.
1º Empregado - Bem, meu rei, é que, é.... bem....eu não ...é que....
Rei -(Fala alto, olhando para fora ) Levem este homem para a prisão. Se ele não sabe perdoar, eu também não vou perdoar a ele e a sua dívida.
Narrador - Assim, aquele empregado que não sabia perdoar, foi preso até que pudesse pagar toda a sua dívida.
Ensino à criança: Essa parábola nos ensina que não devemos revidar e nem querer o mal para aqueles que nos ofendem. A Bíblia nos ensina um caminho diferente:" Aprender a perdoar " - O empregado do rei suplicou o perdão da dívida e o rei teve muita pena do empregado e o perdoou. A dívida deste empregado era de uma quantia muito grande, impossível de ser paga. Essa dívida é comparada com o nosso pecado para Deus, e Deus é como esse rei.Nos oferece perdão através de  Jesus Cristo, o seu único filho que pagou  o preço pelos nossos pecados na cruz. Quando aceitamos o convite para a salvação através da nossa obediência aos seus mandamentos, nos arrependemos e confessamos o nosso pecado. Deus nos livra da culpa através da morte de Jesus como o pagamento dos nossos pecados. Somos perdoados!
Como na história muitas vezes saimos e nos encontramos com pessoas que erram e nos ofendem. Na parábola, Jesus nos ensina que quem não perdoa aos outros fica como se estivesse preso, com ódio, ira, querendo vingança, magoado, triste . Como por exemplo: magoado e com raiva de um amiguinho, irmão , pais, etc.( Professor, dê exemplos práticos de acordo com o contexto de sua classe e idade).Diga as crianças que a falta do perdão pode deixar até doente, não dormir direito e com pensamentos ruins. Que essa não é a vida que Jesus nos oferece. Quando estamos dispostos a perdoar aquele que nos ofendem, nos sentimos livres, alegres e queremos ser obediêntes aos seus mandamentos. Deus quer que você perdoe assim como Ele te perdoou!
Professor faça apelo: Dê oportunidade  as crianças que ainda não receberam a Jesus como Salvador.                                                                                                                              
Professor: Peça ao Senhor sabedoria para conduzir as crianças em uma oração para liberar perdão ou que anotem em um papel e depois faça oração .
Pode ser que tenha situações que terão que ser ministradas individualmente.
Atividade para a classe: Oferecer um copo de limonada sem açucar. Comentar como é ruim tomar o suco sem estar doce. Em seguida adoce a limonada e ofereça a todas as crianças. Ensine: Quando deixamos de perdoar alguém nos tornamos amargos, azedos como o primeiro suco, mas quando liberamos perdão, é como o açucar na limonada, fica muito bom, a nossa vida volta a ter um sabor diferente.
Versículo para memorizar: - "Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês que está no céu, também perdoará você".
Introdução: História - O perdão
 - Quero tanto que papai chegue! Disse Ricardo, muito triste e aflito.
 - Seu pai vai ficar muito bravo com você, respondeu a tia, que se achava na sala, fazendo tricô.
Ricardo, levantando-se do sofá, onde estava chorando havia meia hora, disse, a sua tia. Meu pai ficará triste, mas não zangado.
Ouviram que alguém estava chegando. - É o meu pai ! Exclamou o menino, correndo em direção à porta, para encontrá-lo, mas voltou muito desapontado, dizendo: - Não era ele. Não sei porque está demorando tanto! Quero que volte depressa!
Parece que você está com desejo de ser castigado, disse-lhe a tia, que estava de visita, havia uma semana, e não era uma senhora muito amável, nem tinha muita simpatia pelas crianças.
Ouviram-se passos novamente, para os lados da porta, e o menino disse: Agora espero que seja ele mesmo! E, correndo, foi abrir a porta.
- Olá, como vai, filho? Ora, o que é que tem? Está triste? Que foi que aconteceu?  Interroga o pai.
- Venha comigo, papai, disse-lhe Ricardo, puxando-o pela mão, para o escritório. O Pai assentou-se e colocando o menino sobre os joelhos, perguntou: Que é que tem, meu filho? Que aconteceu? Pode contar ao papai sem receio.
Os olhos do menino se encheram de lágrimas, enquanto procurava falar, mas não pode por causa de um nó na garganta. Desceu, abriu a gaveta do armário e trouxe os pedaços de um  vaso de cerâmica que pertenceu a sua mãe, que ele gostava muito.
- Quem fez isto? Perguntou o pai, surpreendido.
- Fui eu, papai.
- Como?
- Oh! Papai eu joguei bola aqui dentro de casa , mesmo sabendo que não era para fazer isso. Joguei-a uma vez só, mas quebrei o vaso que era da vovó. Estou tão triste por ter feito isto, papai! Me perdoe, papai, e dizendo isso, começou a chorar.
Papai, pensou alguns momentos, e depois disse:
- Pois bem, Ricardo, não podemos desfazer o que já está feito. Você confessou e está perdoado. É claro que já sofreu o bastante. Não é preciso que eu diga mais nada.  Julgo que o seu castigo já foi o suficiente e que aprendeu uma boa lição.
- Oh! Papai, como o senhor é bom! Pode ter a certeza de que, daqui por diante, farei todo o esforço para lhe obedecer. Como gosto do meu papaizinho! É o melhor pai do mundo! Exclamou o menino, dando um forte abraço no pai.
Os dois foram para a sala, onde estava a tia. Esta, vendo-os, disse - Que menino desobediente! Merece castigo pelo que fez! O menino precisa aprender que não deve jogar bola dentro de casa!
- Já ajustamos contas, Julieta. Uma das regras desta casa é o perdão, explicou o pai, amavelmente, à irmã,  que, no intimo, era boa e somente um pouco severa.
Apresentação do versículo: vamos ver o versículo de hoje. Leia na Bíblia, depois no visual
O que o versículo diz: Quem está falando este versículo é o próprio  Senhor Jesus e Ele está nos ensinando que se perdoarmos aquele que nos ofende(que magoa, deixa com raiva , fala mal...)
Deus também nos perdoa. Não importa quantos pecados , se você já recebeu Jesus como salvador e pediu perdão , Ele já te perdoou.
Aplicação do versículo: Deus quer que você decida sempre perdoar aquele que te fez algum mal . Jesus morreu na cruz para que os seus pecados fossem perdoados.
Memorização: (várias vezes até memorizar) Senta levanta: Diga, quando disser a palavra  vocês ou você é para sentar e o resto das palavras é para ficar de pé: Vamos começar! - ( em pé ) Porque se ( sentados ) vocês( em pé ) perdoarem as pessoas que ofendem, ( sentados ) vocês, ( em pé)o Pai de ( sentados )  vocês, (em pé) que está no céu, também perdoará( sentados ) vocês. (em pé) Mateus 6: 14.
Nota ao professor: A importância do perdão - Cremos que todos nós já passamos por ocasiões em que pessoas nos ofenderam. Quem sabe você foi alvo de calúnia, foi agredido por alguém, ou alguém lhe pediu dinheiro emprestado e nunca devolveu nem deu satisfação alguma. São diversas as situações em que ficamos profundamente ofendidos e com isso acabamos guardando mágoas, amarguras e até mesmo ódio, e passamos a ter atitudes negativas. A pessoa que guarda ressentimentos procura ter oportunidades para se vingar. Além disso pode até devenvolver doenças , como gastrite, úlcera, distúrbios físicos e emocionais, inclusive envelhecimento precoce.
Mas temos uma saída, em Romanos 12: 17- 19; 21 diz:" Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Nunca se vinguem de ninguém: pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem".
Sabemos que só com a nossa capacidade humana é difícil praticarmos essas instruções. Precisamos fazê-lo com a graça de Jesus Cristo para sermos também perdoados diante de Deus.
Portanto, o perdão só é possível na medida em que perdoamos também aqueles que nos ofenderam.
Por isso, se você deseja desfrutar de plena liberdade espiritual, se deseja ter saúde física e emocional, perdoe todos os seus ofensores. Isto não é uma opção, é um mandamento de Deus - e ele mesmo nos deu o exemplo, oferecendo-nos o perdão da nossa injustiça por meio de Jesus Cristo.
Oração: Amado Deus, me ajude sempre a decidir te obedecer perdoando aquele que me ofende. Em nome de Jesus, amém! 

Sugestões de ilustrações:  
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir).


















 
 









     

Um comentário:

  1. A ilustração me ajudou muito a intender a história e a lição! Obg!!

    ResponderExcluir