quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lição 4 - Como posso ser salvo?

Professor, assista o vídeo abaixo, do youtube, antes de estudar a lição:


Texto Bíblico: Atos 16: 6-40
Versículo para memorizar:  Romanos 10:9 -" Se, você disser com a sua boca: "Jesus é  Senhor" e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo."
Objetivo do professor: Que a criança creia no Senhor Jesus como  seu Salvador, e que através do seu testemunho muitas outras pessoas possam receber o Senhor Jesus como Salvador.
Ensino principal à criança: Deus quer que você creia que Jesus morreu e ressuscitou para salvá-lo do pecado. E através do seu testemunho muitas pessoas possam receber o Senhor Jesus como salvador.
Introdução: Ilustração - ( Mostre uma gravura de um rio) O rio é muito importante porque fornece água para a cidade. Algumas pessoas gostam de pescar no rio, outras de tomar banho, mas tomar banho no rio pode ser perigoso porque no fundo do rio há muita terra, e os rios, ora são rasos, ora são fundos.
Um rapaz de nome Décio já teve a chance de salvar uma pessoa que estava se afogando no rio. Foi assim: Algumas crianças estavam brincando perto do rio. Elas sabiam que não deviam entrar na água, mas um menino não resistiu. Ele subiu na árvore, desceu um galho e deu um pulo na água. Ele caiu numa parte muito funda. Ele não sabia nadar. Ele foi afundando. Os amigos dele ficaram apavorados. Gritaram: " Socorro! Socorro!"
Naquela hora, Décio estava passando por perto. Quando ele viu o desespero dos meninos, ele correu pra perto. Ao perceber que o menino estava quase morrendo afogado no rio, ele tirou os sapatos e sua camisa e pulou no rio. nadou até o menino, botou o braço em volta da cintura do garoto e começou a trazê-lo até a beira do rio. Décio tirou o menino da água e verificou que estava tudo bem com  o menino. Felizmente, Décio chegou na hora certa, sabia nadar e conseguiu salvar o menino.
Vou fazer uma pergunta para vocês: O que significa salvar? (Espere respostas) Depois diga: - Salvar é tirar a pessoa do perigo: do perigo do afogamento, do perigo do atropelamento, do perigo de um acidente fatal, etc...
Mas será que vocês podem me responder as perguntas: Como posso ser salvo?  De que Jesus nos salva? Não quero respostas agora porque vamos procurar resposta na Bíblia, depois da lição Bíblica vocês irão me responder a essas perguntas.
Andamento: Paulo e Silas eram missionários. ( Explique o que ser um missionário : Leia Marcos 16:15  "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura"). Eles falavam de Jesus  para as pessoas. Algumas acreditavam, outras não. Às vezes eram presos e até maltratados por estarem falando de Jesus para as pessoas.
Certa vez, eles estavam em Filipos ensinando sobre Jesus e pessoas que não acreditavam os levaram para a praça, rasgaram suas roupas e bateram neles com varas. Depois os puseram na cadeia. Lá ficaram com os pés presos em uma madeira muito pesada para que não conseguissem fugir. Mas Paulo e Silas não se importavam por estar presos e começaram a cantar e louvar o Senhor. Que coisa maravilhosa, apesar da dor, do frio eles oravam e cantavam louvores a Deus, porque achavam que o mais importante era pregar a palavra de Deus. Todos os que estavam na prisão escutavam os louvores de Paulo e Silas. De repente o chão tremeu tanto que se abriram todas as portas da prisão e as correntes que prendiam os presos arrebentaram-se.
O carcereiro, responsável por cuidar dos presos, acordou muito assustado com o barulho e viu que as portas da cadeia estavam abertas. Ele ficou tão desesperado que pegou sua espada e ia se matar. Mas Paulo, gritou:
- Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!
Então o carcereiro pegou uma luz para iluminar a prisão e, tremendo, foi ao lugar onde Paulo e Silas estavam e prostrou-se a seus pés. Que alivio ver que ainda estavam ali! E todos os demais!
O carcereiro tirou Paulo e Silas da prisão. Queria fazer-lhes uma pergunta. Talvez vocês pensem que ele tenha feito uma pergunta como: "Por que vocês não tentaram fugir, quando tiveram uma chance?" Mas não. Havia uma outra coisa em que ele vinha pensando, talvez porque Paulo e Silas estavam sempre falando de Jesus às pessoas. O carcereiro perguntou:
 Clímax: - Senhores, que devo fazer para que seja salvo?
È a pergunta mais importante que se pode fazer: "O que devo fazer para ser salvo?" Uma maneira de fazer esta mesma pergunta seria: "Como posso ser salvo?" Ou  "Como posso ser perdoado dos meus pecados?"
Paulo e Silas lhe deram uma resposta bem simples.
  - Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa."
Era só isso. Ali estava a resposta completa.
Conclusão: - O carcereiro creu. Aquela noite que, para o carcereiro, tinha começado como qualquer outra noite terminou com ele recebendo o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador do pecado. Ele sabia que era pecador e que não poderia livrar-se do pecado sozinho. A Bíblia diz que nascemos no pecado (Salmos 51:5), e (Romanos 3:23) diz que "todos pecaram e carecem da glória de Deus - Todos precisamos do perdão de Deus. Assim que o carcereiro creu no Senhor Jesus, foi imediatamente perdoado de todos os seus pecados. Que alegria! Agora ele poderia se alegrar como Paulo e Silas!                                                                           Vocês se lembram das perguntas feitas no começo da lição Bíblica? Como posso ser salvo? De que Jesus nos salva? ( Espere respostas). (Escreva as respostas num cartaz)  Depois peça para uma criança ler Romanos 10:9 "Se você disser com a sua boca:" Jesus é  Senhor" e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo". E outra ler Efésios 3:8 "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vós é um presente de Deus". Professor, depois que as crianças lerem os versículos,se necessário, complete as respostas. Por exemplo: Romanos 10:9 diz que tem que confessar, isto é, falar,  que crê que Deus ressuscitou Jesus, para ser salvo do pecado e Efésios 3:8 diz  que a Salvação é um presente de Deus, não precisamos pagar nada porque o Senhor Jesus já pagou o preço do nosso pecado morrendo na cruz, basta crermos para receber a salvação.
Aplicação para a salvação: - Pode ser que você esteja como aquele carcereiro antes dele aceitar o Senhor Jesus . Pense um pouco no que Ele fez por você! Depois de viver uma vida perfeita e sem pecado, Ele sofreu o castigo pelos seus pecados  - morreu na cruz por você. Mas agora Ele está vivo, porque, três dias após sua morte, Jesus ressuscitou. Por que não deixar que Ele viva em você? Receba-o como seu salvador, e você também poderá começar a se alegrar nele.  ( Professor, faça o apelo para a salvação).
Ensino à criança salva: - Mas vocês repararam em alguma coisa mais na resposta que Paulo e Silas deram ao carcereiro, quando este lhes perguntou como poderia crer e ser salvo? Ouçam novamente: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa."
Não somente o carcereiro podia ser salvo, mas sua esposa, seus filhos e todos que morassem em sua casa, também poderiam crer e ser salvos! O carcereiro levou Paulo e Silas para a sua casa. E com muito cuidado, ele lavou-lhes as feridas. Serviu-lhes uma refeição, e Paulo e Silas conversaram com a família! Será que o carcereiro ainda estava preocupado? Nem um pouco. Toda a sua família ouviu a história sobre Jesus, e cada um recebeu o Salvador. A Bíblia diz que " com todos os seus, manifestava grande alegria por terem crido em Deus". 
Crianças, se nem  todas as pessoas de sua família aceitaram a Jesus como salvador, não desista de orar por eles e fale sempre de Jesus a eles. Peça a Deus em todo o tempo e ore pela salvação de todos.
Atividade em classe:
1) Confeccione um octógono grande (formato do sinal PARE) de cartolina vermelho e um círculo grande de verde. Cole  na parede ou na lousa. Escreva cada frase abaixo num papel separado:
Eu creio em Jesus como meu Salvador.
Eu creio que Deus é muito bom.
Eu confesso meus pecados e peço para Jesus me salvar.
Eu acho que todas as pessoas boas são salvas.
Eu nasci de novo quando aceitei Jesus como meu Salvador.
Eu tento fazer todas as coisas certas.
Eu não tenho pecado, por isso não preciso de um Salvador
Eu recebi Jesus na minha vida , agora tenho a vida eterna.
Eu creio que todos os caminhos me levam até Deus.
Eu recebi a Salvação porque  em Jesus perdoou os meus pecados.
Explique às crianças que algumas pessoas tem ideias erradas sobre  a Salvação e que irá entregar frases para algumas crianças e elas deverão colar nos símbolos que estão na parede ou lousa. Se achar que a ideia está certa cole no círculo verde e se achar que está errada cole no octógono vermelho. Se necessário faça a correção e explique o correto. 
2) Leve folhetos evangelísticos e distribua às crianças. Ensine-as como falar da Salvação aos outros, faça um desafio as crianças, que nesta semana elas falem pelo menos para uma pessoa sobre o plano da salvação.





Versículo para memorizar: Romanos 10:9 - "Se, você disser com a sua boca: " Jesus é Senhor" e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo".
Introdução: Plano da Salvação: - Para você receber a salvação é necessário saber e crer que: Deus ama você!  ( 1João 4:8,16); Que todos somos pecadores (Romanos 3:23); que o Senhor Jesus  morreu pelos seus pecados (Romanos 5:8); que Jesus foi sepultado (1Cor. 15:4); que Deus o ressuscitou (1Cor. 15:4); que Jesus é o único caminho para Deus (João 14:6); Que você precisa depositar sua fé em Jesus (Efésios 2:8-9).
Apresentação: Leia na Bíblia, depois no visual: A Bíblia diz: “Se você disser (confessar) com a sua boca que Jesus é o Senhor e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo”. (Romanos 10:9).
                                                                                                                                                                                                        Explicação e aplicação: Para sermos salvos, temos de “confessar... Jesus como Senhor”. O próprio Cristo salientou a necessidade da confissão: Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus (Mateus 10:32). O que significa “confessar Jesus”? Leia novamente Romanos 10:9 e diga: É uma confissão de fé em Jesus com a boca, diante de outras pessoas. Pergunte: Você gostaria de receber o presente da vida eterna? Você precisa então confessar para Jesus!
Professor: Faça o apelo agora ou faça durante a aula.
Memorização: Pode ser feito gravuras representando algumas palavras. Por exemplo: Se você disser com sua boca( gravura de boca bem grande), que Jesus é o Senhor e no seu coração (um coração bem grande) crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo (uma mão com um  dedo apontando para frente). Faça vários cartazes e vá virando até que memorizem todo o versículo sem olhar.


Sugestões de atividades e desenhos para utilizar na classe:









2 comentários: