quinta-feira, 24 de março de 2011

"A parábola da moeda perdida" - lição para 27/03/11

Lição 8 - A moeda Perdida - Lucas 15: 8-10



Versículo para memorizar: Lucas 19:10 - "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido".
Objetivo do professor: Que a criança saiba que ela é muito valiosa para o Senhor e que é muito importante ela ficar sempre perto d'Ele.
Ensino Principal:  Deus quer que você  fique sempre perto d'Ele porque você tem um valor muito grande para Ele.
Introdução: Quando você assiste a um casamento, em um certo momento os noivos colocam as alianças um no dedo do outro, não é mesmo? Isso significa que eles estão assumindo um compromisso de fidelidade um para com o outro, e que essas alianças deverão ser usadas para sempre. Na época de Jesus, na região onde Jesus morava as mulheres quando se casavam recebiam uma peça, era como se fosse uma aliança de casamento, era uma espécie de enfeite com dez moedas, chamadas dracmas. Esse enfeite era para ser usado na cabeça, mostrando que ela tinha um compromisso com alguém. Essa moeda grega, a dracma, não tinha praticamente valor, era mais um valor sentimental, pois ela representava a aliança entre os noivos.
Através desta lição da Bíblia que vamos ver agora, Jesus quer nos mostrar o quanto  também somos preciosos para Ele, e deseja que estejamos sempre perto d'Ele. Na lição da semana passada vimos que Jesus estava ensinando, e que cobradores de impostos e outras pessoas que tinham má fama estavam ouvindo . Também estavam os líderes religiosos que procuravam sempre criticar Jesus. Depois que Jesus contou a história da ovelha perdida, ele começou a contar outra hitória a respeito de algo que também foi perdido e que também foi encontrado. Vamos ouvir?

Andamento: Uma mulher tinha dez moedas e notou que uma das suas moedas havia se perdido, e imediatamente começou a procurá-la por toda a parte( essa moeda provavelmente fazia parte deste enfeite que tinha dez moedas e era usado na cabeça  das mulheres compromissadas e que todas as pessoas podiam ver).  Procurou em todos os lugares da casa, até naqueles lugares que ninguém poderia imaginar que pudesse encontrar uma moeda. Acendeu uma lamparina(uma espécie de lâmpada usada antigamente, como se fosse uma vela que acendemos quando não se tem energia elétrica), e com a claridade poderia enxergar melhor.Pegou uma vassoura e, com muito cuidado, varreu todos os cantinhos da casa. Não desistiu até encontrar a moeda perdida.
Clímax: Quando a encontrou, ficou tão feliz que convidou suas amigas e vizinhas para festejarem com ela.
Conclusão: Jesus explicou que  do mesmo modo como essa mulher se alegrou quando achou sua moeda perdida, da mesma maneira, Deus e seus anjos se alegram quando uma pessoa se arrepende dos seus pecados.
Aplicação à criança: Essa parábola, como a da ovelha perdida, nos fala de alguma coisa que se perdeu mas que com determinação pode ser encontrada novamente. Deus quer que você fique sempre perto dele para não se perder. E para que não se perca de Jesus  você precisa  ler e obedecer a sua palavra todos os dias. A palavra de Deus é como uma lâmpada que ilumina a nossa vida, pois quando lemos esta palavra, ela nos mostra tudo, até mesmo as nossas falhas, como por exemplo : - brigar com irmão, desobedecer seus pais, isto é pecado e o pecado nos afasta de Deus, ficamos perdidos. Jesus pode consertar , é como diz o versículo Lucas 19:10 - " Que Ele veio para buscar e para salvar o perdido". Jesus quer te deixar limpinho, como aquela mulher fez na sua casa para poder encontrar a sua moeda perdida. Para Deus você tem um valor muito grande e demostrou tanto amor por você enviando o seu único filho, o senhor Jesus para morrer na cruz tomando o castigo do teu pecado, mas Ele não ficou morto , ressuscitou e quer que você fique sempre perto d'Ele. Na história a mulher encontra a sua moeda perdida e ficou tão feliz que correu para suas amigas e vizinhas avisando que havia encontrado,e elas se alegraram com ela. Isso quer dizer que quando você se arrepende e pede perdão para Jesus, Deus e seus anjos se alegram. Ele quer que sua vida seja cheia de alegria!    
Vamos orar: Querido Deus, sei que o Senhor me ama e quer que eu fique sempre perto do Senhor, por isso te peço perdão, e já  te agradeço porque o Senhor  me perdoou. Em nome de Jesus, amém.
Professor: Dê oportunidade para aquela criança que ainda não recebeu Jesus no coração, fazendo o apelo.
Desafio para a semana: Lembre-se de algum amiguinho(a) que faz tempo que não vem à igreja, ore por ele(a) e se possível ligue para ele(a) e diga que ele(a) é importante para Deus e o convide para voltar novamente a igreja. (professor, não se esqueça de perguntar na próxima semana).
 Atividade na classe: Esconder e procurar - Com antecedência, esconda moedas em volta da sala. Colocar algumas à vista e outras embaixo de móveis.(Diga as crianças) - Na história de hoje vimos que a mulher perdeu uma moeda. Eu também perdi  dez moedas. Gostaria que vocês me ajudassem a procurar minhas moedas.Quando vocês encontrarem uma, por favor mostrem para mim. As  crianças procuram e encontram as moedas. Se algumas ainda estiverem perdidas, pedir que as procurem até achá-las. (Depois faça perguntas as crianças) - Como você se sentiu  quando achou uma moeda? (feliz,emocionado) - O que faz quando perde alguma coisa? - Que faz quando a encontra? -  Como se sente quando não consegue encontrar o que perdeu?
No final diga às crianças: - Da mesma forma como moedas perdidas são importantes e tem valor para nós, assim também somos para Deus, muito importantes e valiosos para Ele!

Versículo para memorizar: 
Lucas 19:10 - "Porque o Filho do Homen veio buscar e salvar  o perdido".

Introdução: Você já perdeu o seu brinquedo favorito? - Você procurou por todos os lugares que podia imaginar? - Como se sentiu quando finalmente encontrou seu brinquedo? (espere respostas) No versículo que vamos abrir agora na Bíblia fala sobre encontrar o que foi perdido. Vamos ver?
Apresentação: Primeiro ler na Bíblia, depois no visual.
Explicação: O Filho do homem é o Senhor Jesus. Ele veio buscar, significa procurar, ir ao encontro. O perdido: aquele que está afastado, longe, sem direção.
Aplicação: Ele veio para salvar o que estava perdido: significa que somente Jesus pode te dar a salvação e que não importa o que você esteja perdido , Jesus está te chamando para retornar.
Deus quer que você reconheça os seus erros e busque a Ele de todo o seu coração, Ele perdoa os seus pecados .Jesus quer te buscar, te salvar e depois permanecer com você para sempre.Peça perdão e confie no seu amor e cuidado.
Memorização: Escreva o versículo em vários pedaços de cartolina, peça a algumas crianças  que segurem cada um uma parte do versículo, leia com  todas as crianças o versículo todo e depois cada vez que repetirem peça para uma criança virar a parte que ela está segurando até que todas as partes estejam viradas e as crianças repitam o versículo todo  sem olhar no visual. 
Ao professor: Quando você se sentir desanimado, deprimido, estressado, solitário, ansioso, tentado a pensar que é inferior ou está perdido, lembre-se que Jesus veio para que o último pudesse  ser o primeiro, o doente curado, os pecadores salvos e os perdidos achados. Este foi o seu propósito: consertar aquilo que estava quebrado. Atráves das parábolas de Jesus, Deus nos  revela poderosamente o seu amor a cada um de nós, não importando as nossas culpas. A cruz de Cristo é o maior exemplo do nosso valor aos olhos de Deus. A  cruz nos diz que somos  amados e valiosos para Deus, não importando as fraquezas e culpas que temos.
Oremos: Querido Deus, Te agradecemos pelo Teu imenso amor, ajuda- nos a descansar em ti  tendo a certeza do seu cuidado por nós, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, amém.

Sugestões de desenhos e atividades para incrementar a sua aula: 
(Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir).



Um comentário:

  1. Lindo Blog, que Deus continue lhe abençoando cada vez mais neste trabalho e em outros que viram em Nome De Jesus! Que Toda honra e Glória seja dada ao nosso Senhor, Amém!

    ResponderExcluir