domingo, 20 de março de 2011

"A parábola da ovelha perdida" - lição para 20/03/11

Esboço da lição 7 - A Ovelha Perdida
Base Bíblica: Mateus 18: 12-14; Lucas 15: 3-7

Assista este vídeo, para se preparar para o estudo da lição:



Versículo para memorizar:
  "Eu Sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas." João 10:11
Objetivo do professor: Que a criança saiba que ela é muito amada por Jesus, que deu sua vida por ela e mesmo que ela se distanciar dele, Jesus nunca a abandona.
Ensino principal à criança: Deus quer que ela se sinta amada por Jesus, porque Ele entregou a sua vida por ela e mesmo que se distanciar dele, Jesus nunca a abandona.   
Introdução: Perguntas: Você já perdeu alguma coisa? - O quê? -  Como fez para recuperá-la? - O que você sentiu quando a encontrou? (espere respostas).
Em uma certa ocasião, o Senhor Jesus contou a um grupo de pessoas uma história sobre algo que estava perdido e que também foi encontrado. Vamos ouvir?
Andamento: Jesus estava ensinando e muitos cobradores de impostos que eram odiados pelo povo e pessoas que tinham fama de serem más estavam escutando. Os fariseus e os professores da lei que eram os homens que não gostavam de Jesus,e que entendiam muito da lei, começaram a criticar Jesus e a dizer: - Este homem se mistura com gente de má fama e come com eles!
Os fariseus e os professores da lei que eram homens que evitavam contato com as pessoas que não conheciam a lei judaica ficaram irritados porque Jesus aceitou comer com os cobradores de impostos e com as pessoas que tinham fama de serem más. Na opinião dos fariseus e dos professores da Lei essas pessoas eram tão pecadoras que Jesus não deveria estar no meio delas.
Jesus conhecendo os pensamentos dos fariseus e dos professores da Lei, contou uma parábola:
 - Um pastor tinha cem ovelhas e uma delas se perdeu, o que ele fez? - Deixou as 99 ovelhas pastando no campo e foi procurar a ovelha perdida até encontrá-la.
Clímax: Quando a encontrou ficou muito contente, pegou-a e voltou com ela carregada nos ombros.Chegando em casa, chamou os amigos e vizinhos e disse: - Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida.
Conclusão: Jesus olhando para os fariseus, os professores da Lei, para os cobradores de impostos e as pessoas de má fama disse-lhes: - Do mesmo jeito haverá maior alegria no céu por uma pessoa de má fama e pecadora que se arrepende dos seus pecados do que 99 pessoas que não precisam se arrepender.
Ensino à criança: Nesta lição de hoje vimos que o Senhor Jesus ama todas as pessoas e se importa com as pessoas que fazem coisas erradas e que se perdem não conseguindo seguir a palavra de Deus.
Jesus, sendo o pastor, irá sempre buscar as pessoas que são dele, para trazê-las de volta para junto dele e de todos os que a amam também.
Às vezes você poderá se afastar e fazer coisas erradas, como por exemplo: mentir uma vez e depois continuar mentindo outras vezes. Desta forma, você estará se afastando de Jesus, mas mesmo assim Ele não o (a) abandona e irá à sua procura, fará você ver que está errado.Fazemos coisas erradas porque nascemos com o desejo de controlar a nossa vida, mas o Senhor Jesus, o filho de Deus, veio a este mundo para buscar e salvar o perdido(Lucas 19:10),recebeu o castigo do meu e do seu pecado, por isso Ele diz em nosso versículo de hoje que Ele é o bom pastor, que dá a vida pelas ovelhas (João 10:11).Ele o (a) ama muito, por isso entregou sua vida por você. O Senhor Jesus é realmente o bom pastor, que providenciou um meio para você ficar sob a sua proteção e cuidado.
Desafio: Nesta semana, você que é uma ovelhinha de Jesus, pode ajudar um amiguinho(a) que ainda não conhece o bom pastor que é o Senhor Jesus e que se sente sozinho, triste ou com medo, dizendo que ele(a) é especial para Jesus, que Jesus o (a) ama e quer ser o seu pastor. Faça um convite para vir à igreja. (Professor, não esqueça de perguntar as crianças sobre isso).
Dê oportunidade às crianças que ainda não receberam Jesus como Salvador fazendo apelo.
Ore com as crianças: Senhor Deus, ajude-nos  a ficar sempre perto do Senhor, obrigado pelo seu amor e cuidado e nos ajude também a amar e respeitar todas as pessoas. Em nome de Jesus, amém.
Atividade em classe: Dinâmica - Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um circulo ao seu redor. A criança com os olhos vendados vai apontando com a vara e pergunta: "Você é a minha ovelha perdida"?A criança apontada deve pegar a vara e leva-la perto da sua boca e emitir um bramido(mééé), disfarçando avoz, mas se for reconhecido deverá tomar o lugar da criança que está com os olhos vendados. Cada vez que isso acontece, os jogadores mudam de lugar para não ser reconhecido a sua posição.
Versículo para memorizar: - João 10:11 "Eu Sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a vida pelas  ovelhas."
Introdução: Ilustração - Você sabe como um pastor de ovelhas cuida das suas ovelhas? (espere respostas) depois acrescente: - Um pastor de ovelhas tem muito trabalho para cuidar das suas ovelhas porque elas precisam de muitos cuidados: se ela estiver ferida, tem que cuidar, se estiver doente, tem que dar remédios, se estiver com fome, tem que a conduzir a pastos verdejantes, se estiver fraca, tem que carregá-la, se lobos ou animais ferozes a ataca, defende-a. Como vimos, um pastor de ovelhas leva toda a sua vida cuidando das suas ovelhas.
A Biblía também nos fala de um pastor. Vamos abrir no evangelho de João e ler o capitulo 10 vesículo 11, e ver quem é o pastor e quais são as suas ovelhas? (ler primeiro a bíblia e depois no visual).
Explicação: Eu sou o bom pastor - quem está falando é o próprio Senhor Jesus. O pastor que Jesus fala que ele é se parece com o pastor que nós vimos. O versículo fala que o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas: quer dizer que o Senhor Jesus deu a Sua vida por mim e por você.
Aplicação: O Senhor Jesus quer ser o seu pastor sempre; ele deseja ser seu pastor na alegria, seu médico na doença, seu professor para ensinar o caminho que você deve andar, seu protetor, seu refúgio quando estiver com dificuldades, quer suprir todas as suas necessidades.Porque Ele deu a sua vida para pagar o castigo pelo seu pecado, mas ressuscitou e você pode confiar nele e permanecer do seu lado a vida inteira.
Memorização: primeiro meninas, depois meninos, quem está de branco, quem está de óculos, quem está com a Bíblía, etc....(7 vezes)
Ao professor:
Vimos que os fariseus e os escribas  se achavam os verdadeiros pastores do povo, mas Jesus mostra através desta parábola que eles estavam longe de terem qualificações para isso.
O que Jesus quis mostrar é que um verdadeiro pastor se importa com o bem estar das suas ovelhas, mesmo com as mais teimosas que inúmeras vezes fogem do seu redil,  ele segue seus rastros até encontrá-la, traz de volta com o mesmo amor para o rebanho, cuida das suas feridas, sacia-lhe a sede e fome, fortalecendo-a para prossegir.
Em João 21:15 Jesus diz a Pedro"amas-me",esse é o requesito principal, O AMOR, porque sem o amor de Cristo não poderemos ser fiéis ao rebanho do Senhor! A bondade, a gratidão, o zelo, o conhecimento, são todos importantes na obra do Senhor, mas sem o amor de Jesus de nada valerá.
Oremos: Senhor, coloque nos nossos corações o Seu amor, para que possamos apascentar suas pequenas ovelhas como um bom pastor. Em nome de Jesus, amém.  
Sugestões de ilustrações e desenhos para serem utilizados na aula:
(Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir).  



 













7 comentários: